Connect with us

Associativismo

Minho liderou medalheiro das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários

Publicado há

em

Imagem de: FADU

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) venceu todas as finais em que participou esta sexta-feira, último dia das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, e foi o clube FADU que liderou o ranking do medalheiro nesta edição.

Os minhotos arrecadaram o ouro nas modalidades de voleibol e andebol, quer no masculino quer no feminino, a prata no rugby 7, no futsal feminino e masculino, e o bronze no basquetebol masculino. A Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), com sete medalhas conquistadas, ficou em segundo lugar do ranking. Apesar de estarem em quase todas as finais da segunda semana (exceção no futsal masculino), os aveirenses – que nesta edição já contavam com duas medalhas de ouro no futebol 11 e no basquetebol feminino, conquistadas na primeira semana-, não conseguiram melhor do que o segundo posto em todas as finais que disputaram na segunda e última semana.

A Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST), o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) somaram três troféus cada. A equipa da casa, aAssociação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), e a Associação dos Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH), arrecadaram duas e a Associação Académica de Coimbra (AAC) e Universidade Nova de Lisboa foram ao pódio uma vez cada.

Segunda semana terminou com três ouros para o Minho e um para Coimbra. A primeira final disputada esta sexta-feira foi a de voleibol feminino, em que a AAUM venceu a AAUAv por 3-1 (25-16, 25-21, 24-26, 25-11). Ainda de manhã e no pavilhão 1 da Universidade da Beira Interior, os minhotos voltaram a festejar, desta feita no voleibol masculino. A equipa proveniente do norte, ganhou os três primeiros sets (25-19, 25-20, 25-17), frente aos aveirenses, e não deixou o título escapar.

No basquetebol, numa final de encher o olho e com emoção até final, a AAC acabou por ser feliz, tendo ganho por 73-66 e revalidado o título conquistado há dois anos em Guimarães. O dia fechou com mais um clássico duelo por estes dias: AAUM contra AAUAv. O jogo terminou com um 33-24 a favor da equipado Minho.

De destacar ainda as equipas que completaram os pódios dos últimos campeonatos nacionais universitários a ser disputados esta época. Em terceiro lugar no voleibol feminino ficou a equipa do Técnico, no voleibol masculino foi terceira classificada a Nova, no basquetebol masculino a AAUM e no andebol masculino os estudantes-atletas da academia de Évora.

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *