Connect with us

A Tua Revista

Próxima paragem: A experiência da tua vida!

Publicado há

em

Imagem de: Adobe Stock

Fazer 18 anos, reunir um grupo de amigos, fazer as malas, ir explorar a Europa e a maioridade! Se achas que este plano é um sonho demasiado alto para a tua carteira, sabe que podes cumpri-lo por menos dinheiro do que imaginas!

Reunimos dicas e truques simples, mas muito eficazes para fazeres um interrail, por menos dinheiro do que estavas a pensar.

  1. Define o dinheiro que podes gastar e o tempo disponível

Começa pelo princípio: Qual é o teu budget? Quanto tempo tens disponível?

Existem duas modalidades de passes Interrail:

• One Country Pass: Permite viajar num país, a partir de 51 €, durante 3, 4, 5, 6 ou 8 dias, no prazo de um mês.

• Interrail Global Pass: Este é um passe que possibilita viajar livremente por toda a Europa, sem limite de viagens, a partir de 185 €. Com o Interrail Global Pass podes viajar por 33 países da Europa durante 4, 5 ou 7 dias, no prazo de 1 mês; 10 ou 15 dias, no prazo de 2 meses; 15 dias seguidos; 22 dias seguidos; 1, 2 ou 3 meses consecutivos.

Este passe é válido em 33 países e pode ser adquirido no site interrail.eu ou numa estação CP com venda internacional.

2. Planeia o teu roteiro

Esta é uma escolha pessoal, mas podes escolher de forma estratégica, mediante o custo de vida do país, a sua localização geográfica e, claro, os teus interesses.

Muito importante teres em conta: Se escolheres cidades próximas umas das outras, poupas tempo em viagens, o que permite visitar mais sítios, em menos tempo e gastas menos dinheiro em deslocações.

Há apps que podem ajudar a pesquisar e definir rotas, sugerimos a Rail Planner disponível para IOS e android, permite consultar todas as rotas de comboio disponíveis, conferir horários de partida, definir trajetos, fazer reservas e beneficiar de descontos.

3. Escolhe o alojamento Tens um mundo de opções, todas com prós e contras e para diferentes carteiras.

• Quarto ou cama num hostel: Lembra-te que ficar em quartos partilhados fica mais barato.

• Arrendar casa: Se fores viajar num grupo grande, poderá compensar arrendar uma casa. Para isso, poderás utilizar o Airbnb ou outra app de alojamento temporário e escolher a melhor opção para ti.

• Hotéis, pensões ou alojamento local: Disponíveis em todos os destinos, facilmente consegues fazer uma pesquisa na internet, comparar preços e escolher a melhor solução.

• Couchsurfing: Se és aventureir@, vai ao site couchsurfing.com e contacta com uma comunidade de pessoas que abre as portas das suas casas a desconhecidos.

• Casa de amigos e familiares: Toda a gente conhece alguém que vive fora do país, não é? Aproveita a oportunidade e poupa uns trocos!

4. Usa e abusa do Cartão Jovem Europeu

Destinado a jovens entre os 12 e 29 anos, este cartão permite poupar muito dinheiro. O Cartão Jovem EYC é uma iniciativa da União Europeia e é utilizado em cerca de 38 países. Este cartão dá-te descontos em bilhetes de comboio, autocarros, entradas em museus, cinemas, livros, etc.

A grande vantagem é que para além de te dar descontos, funciona também como um cartão jovem multibanco e um seguro de acidentes pessoais e de assistência em viagem.

5. Aventura-te por Portugal: Intrarail

Portugal é um país cheio de coisas para explorar e apesar de ser pequeno em extensão, de norte a sul há enormes diferenças nas paisagens, no clima e na cultura. Por isso, aproveita o nosso país e faz um intrarail!

Esta aventura oferece viagens ilimitadas em dias consecutivos, em comboios Intercidades (2ª classe), Regionais, InterRegionais e Urbanos. Quanto ao alojamento é nas Pousadas de Juventude e com pequeno-almoço incluído!

Mediante o tempo e o teu budget escolhe a modalidade que mais se adequa a ti: XCape (3 dias) ou XPlore (7 dias).

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *