Caminhos Cinema Português – Associação de Artes Cinematográficas de Coimbra foi fundada em 2001, tem por missão a promoção da cultura em geral, da cultura visual em particular e da cidade de Coimbra.
Este verão está recheado de atividades para os amantes de cinema e da cultura! Ora espreita:
CURSO DE VERÃO: MONTAGEM & AUTORIA
No cinema, a montagem é um elemento presente na expressão cinematográfica antes do som, da cor e do movimento de câmara. Na literatura, sobretudo nos contextos experimentais, a montagem surge por associação de elementos, de palavras, da construção silábica, sendo uma expressão natural do seu espaço e por consequência do tempo.
Neste curso de verão serão abordadas diversas questões num conjunto de conversas com autores e cineastas que partilharão as suas concepções sobre o uso expressivo da montagem no seu trabalho literário, cinematográfico ou em ambas as valências.
Complementando o espírito de partilha e debate, é promovida uma oficina de montagem vídeo permitindo aos alunos aprender noções base do trabalho de edição e da criação de um pensamento narrativo.
O Curso, organizado pela Caminhos do Cinema Português – Associação de Artes Cinematográficas de Coimbra e pelo Centro de Estudos Cinematográficos/AAC, decorrerá ao longo de 4 dias, em duas edições. A primeira edição decorrerá já na próxima semana, entre 20 e 23 de Julho, e a segunda edição entre 13 e 17 de Setembro de 2021 (inscrições limitadas). As inscrições até 18 de Julho têm 50% de desconto, havendo condições especiais para os associados das entidades organizadoras e membros das entidades parceiras.
Mais informações em: www.caminhos.info/curso-de-verao-montagem-e-autoria/.
VERÃO NA CASA DO CINEMA DE COIMBRA
A Casa do Cinema de Coimbra recebe o verão com três ciclos distintos que olham cinematográficamente para a expressão autoral pela montagem, para a região de Coimbra, e para o nosso lugar no Mundo. São ciclos que apesar de uma curadoria autónoma se complementam e enriquecem as perspectivas dos espectadores que por aqui passam.
Acompanhando, com atenção, o contexto de saúde pública actual decidimos unificar o horário das projeções para as 21h30. Esta decisão foi tomada com a ressalva que, na necessidade de reforçar a mitigação da propagação da pandemia covid-19, poderemos a qualquer momento retomar o horário anterior das 20h30.
A primeira sessão do mês coube a Tiago Cravidão e as Sete Mil Portas, inaugurando uma viagem organizada pelo Fila K, pelo cinema de realizadores com origens na região de Coimbra. Seguem-se Regina Pessoa, Alexandra Ramires, António Ferreira e Tiago Hespanha. Sessões a decorrer todas as terças, com direito a apresentação pelos realizadores.
Da perspetiva de Coimbra, olhamos para o Mundo, com visitas recomendadas pelo CEC, ao Brasil, Japão, Filipinas e República Dominicana. O Cinema de Gabriel Mascaro, Abbas Kiarostami, Brillante Mendoza e, Laura Amelia Guzmán e Israel Cárdenas, permitir-nos-á olhar noutro prisma para as relações do quotidiano e a estrutrura das sociedades.
A Casa do Cinema de Coimbra, além de exibir é um espaço de formação cinematográfica. O Ciclo “Montagem & Autoria” vem complementar as ações ministradas no Curso de Verão, exibindo filmografia dos oradores convidados. “Linha Vermelha“, de José Filipe Costa, e uma “Antologia” que reúne a obra de Jerónimo Rocha, são as sessões que programámos para aproximar mais os formandos dos oradores deste Curso de Verão.
Fundamental é o trabalho de aproximação dos públicos mais jovens do Cinema Português. Nesse sentido programámos para a manhã de 24 de Julho uma Matiné Infantil com um conjunto de filmes de animação e ficção relevantes. Nestas Matinés as crianças convidam os seus pais a entrar, de borla, na sala de cinema, tornando a cinefila um sinónimo de momento em família.
Todos os detalhes sobre a programação em: www.caminhos.info/casa
14 de Julho
Like Someone in love, de Abbas Kiarostami
20 de Julho
Antologia a António Ferreira (Respirar D’Baixo de Água, Deus Não Quis, Posfácio nas Confecções Canhão)
21 de Julho
Ma’Rosa, de Billante Mendoza
22 de Julho
Linha Vermelha, de José Filipe Costa
23 de Julho
Antologia a Jerónimo Rocha (Breu, Dédalo, Arcana, Macabre)
24 de Julho
Matiné Infantil: Curtas-metragens Nacionais
27 de Julho
Revolução Industrial, de Tiago Hespanha e Frederico Lobo
28 de Julho
Dólares de Areia, de Laura Amelia Guzman e Israel Cárdenas