A Universidade do Algarve aparece pela quarta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos. Nesta edição 2021, entre as oito instituições de ensino superior portuguesas que integram este ranking, a UAlg destaca-se, novamente, no indicador que avalia a projeção internacional.
A lista do THE apenas indica o lugar exato das instituições até à 100.ª posição, a partir da qual passam a ser classificadas por grandes intervalos, sem hierarquia.
Não obstante o aumento da competitividade deste ranking, a UAlg classifica-se entre as posições 201 e 250. Este é o nono ano de publicação da avaliação do THE, que nesta edição vê aumentado o número de instituições (475), face a 2020 (414), e de países, passando de 66, no ano transato, para 68, em 2021.
Os 13 indicadores avaliados são os mesmos utilizados no Ranking Mundial das Universidades da Times Higher Education e organizam-se em torno de cinco grandes áreas: a qualidade do ensino e da investigação, as citações dos artigos científicos produzidos, a sua relação com a indústria ou a projeção internacional.
Os resultados deste ranking podem ser consultados aqui.