De acordo com o proferido esta quarta-feira pelo Coordenador da task-force para o Plano de Vacinação contra a Covid-19 , todos os maiores de 18 anos deverão começar a ser vacinados contra a COVID-19 a partir de 4 de julho.
A notícia foi avançada na audição da Comissão de Saúde, no dia de ontem, em que o Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo garantiu ainda que “daqui a 15 dias temos todas faixas etárias em processo vacinação”.
Apesar do processo estar a decorrer com alguma rapidez, pretende-se acelerar mais o processo e até alargar horários dos centros de vacinação para ter até 140 mil vacinas por dia dadas em Portugal. Contudo, a falta de vacinas pode comprometer a meta de a 8 de agosto ter os 70% da população com uma dose, de forma a atingir a imunidade de grupo. Gouveia e Melo admite que a presumível imunidade de grupo pode sofrer um atraso de 15 dias.
De referir que a vacinação está neste momento disponível para maiores de 37 anos, sendo possível marcar agendamento para a faixa etária entre os 30 e os 40 anos de idade.
O responsável explicou ainda que assim que uma determinada faixa etária atinge os 40% de vacinação, inicia-se a inoculação da faixa seguinte, de modo a não haver atrasos.
De acordo com o relatório do processo de vacinação, divulgado na terça-feira., 2.947.718 pessoas já receberam as duas tomas da vacina contra a Covid-19!