A APESP — Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado, entidade parceira social e representante das instituições particulares e cooperativas de ensino superior (tanto das entidades instituidoras dos estabelecimentos como das universidades e politécnicos), que receberam no ano letivo 2019-20 cerca de 73.155 estudantes (51 272 no universitário e 21 883 no politécnico), representando cerca de 18% do universo do ensino superior.
No passado dia 21 de abril o Presidente do Conselho de Administração da CESPU, Prof. Doutor António Almeida Dias, foi eleito novo Presidente da APESP, para o Triénio 2021-2023, sucedendo a João Duarte Redondo.
A Cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais da APESP realizou-se no passado dia 7 de maio, no Centro Científico e Cultural de Macau, tendo contado com a presença de 55 convidados entre representantes de instituições de ensino superior privado Associadas da APESP, representantes de associações e ordens profissionais, e ainda a intervenção via online, do Sr. Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (que encerrou a cerimónia), Prof. Doutor João Sobrinho Teixeira.
A nova direção da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado é constituída na sua Presidência pelo Prof. Doutor António Almeida-Dias (CESPU) e como Vice-Presidentes pelo Prof. Doutor Armando Jorge de Carvalho (Universidade Portucalense Infante D. Henrique) e pelo Dr. Francisco Teixeira (Universidade Europeia).
O novo presidente apresentou durante a cerimónia, novas propostas para o ensino superior em Portugal, tendo destacado o elevado impacto que o ensino superior privado tem no âmbito socioeconómico, representando este setor no presente ano-letivo, cerca de 21% dos docentes do ensino superior, 21,59% (1º, 2º e 3º ciclos), 18,61% do total de estudantes, tendo no seu universo cerca de 70 instituições entre universidades e politécnicos.
Além da tomada de posse, no evento foram apresentados o novo Presidente do Colégio de Reitores das Universidades privadas, Prof. Doutor Sebastião Feyo (Universidade Portucalense Infante D. Henrique) e o novo Presidente do Colégio de Diretores dos Institutos e Escolas politécnicas privados, o Prof. Doutor José Manuel Silva (Escola Superior de Saúde de Santa Maria).