Connect with us

Diversos

A saúde mental dos jovens vai dar que falar na MTV

Publicado há

em

Imagem: Bar Ogilvy

Num momento em que 75% dos jovens dos 16 aos 24 anos de todo o mundo acreditam que a saúde mental é e será um grande problema para a sociedade*, a MTV volta a dar um importante passo em frente neste campo com o documentário exclusivo Each and Every Day.

Com estreia marcada para o dia 22 de maio, às 23:15, MTV Documentary Films Presents: Each and Every Day é uma exploração documental que vai colocar a saúde mental em foco através dos olhos de jovens que tentaram o suicídio ou que lutaram contra pensamentos negativos e que, de forma totalmente distinta, estão a dar a volta por cima à sua depressão.

Através de nove testemunhos de pessoas de diversas origens com idades compreendidas entre o fim da adolescência e o início dos trinta anos, “Each and Every Day” partilha os seus momentos e desafios mais sombrios, mas também o seu processo de recuperação e de autoconhecimento duramente conquistado para a construção de uma vida que valha a pena ser vivida.

Desde o adolescente que criou uma app de saúde mental até ao estudante universitário que lançou um podcast para pacientes ásio-americanos em terapia, o filme revelará as inventivas estratégias que os jovens norte-americanos têm vindo a desenvolver para tratar da sua depressão.

Paralelamente, além da partilha das suas histórias pessoais, o encontro virtual dos participantes deste documentário dá origem a uma comunidade online de debate dos desafios da saúde mental, oferecendo retratos próximos e autênticos de jovens que lidaram com o suicídio e enfatizando a necessidade de procurarem ajuda e esperança.

“Each and Every Day” marca assim o primeiro projeto de Alexandra Shiva enquanto realizadora desde o vencedor do Peabody Award “How to Dance in Ohio”, sobre adolescentes autistas que se preparam para o seu baile de finalistas, e do “This Is Home: A Refugee Story”, que dá palco a quatro famílias sírias nos EUA.

Produzido pela MTV Documentary Films em 2021, o documentário de Shiva mergulha assim de forma profunda na epidemia de mais rápido crescimento entre os adolescentes e os jovens adultos dos dias de hoje. Em parceria com a Jed Foundation, o documentário a impetuosidade das tentativas de suicídio de jovens e dá também motivos para esperar antes de agir.

“MTV Documentary Presents: Each and Every Day” excede assim os limites de um simples filme e assume-se como um verdadeiro apelo para dar uma oportunidade à vida, que, não sendo perfeita, todos os dias traz novos desafios e possibilidades.

Para ver e refletir na MTV Portugal, no dia 22 de maio, às 23:15.

 

 

 

 

 

 

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *