A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS), celebra na quarta-feira, 12 de maio, o Dia Internacional do Enfermeiro, com uma conferência online em torno do futuro dos cuidados de saúde e da problemática da saúde mental em contexto de pandemia.
A efeméride, instituída pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros, assinala o nascimento de Florence Nightingale, a 12 de maio de 1820, considerada a mãe da enfermagem moderna, sendo uma oportunidade para refletir sobre os desafios da profissão, este ano sob a temática geral “Uma Visão para o Futuro dos Cuidados de Saúde”.
A ESS/IPS junta-se às comemorações com um painel de comunicações, para acompanhar via plataforma Zoom, a partir das 14h30, através do qual “celebramos de forma especial o contributo dos enfermeiros para o combate à pandemia, discutiremos as implicações desta na saúde mental e o futuro dos cuidados de saúde num mundo globalizado e em transformação”, como explica o Departamento de Enfermagem, que organiza a iniciativa.
A segunda parte da cerimónia, com início pelas 16h15, será dedicada ao Compromisso do 17º Curso de Licenciatura em Enfermagem, reunindo um grupo de enfermeiros que concluiu a sua licenciatura em 2019/2020 mas que, devido à situação pandémica, se viu impedido de cumprir este ato solene, como é tradição na ESS/IPS.
Na cerimónia, de grande simbolismo para estudantes e suas famílias, os futuros enfermeiros comprometem-se, perante a sociedade e os seus pares, a cumprir os valores humanistas e científicos recebidos ao longo da sua formação na ESS/IPS, a respeitar os princípios que orientam a profissão, e a dar continuidade ao processo de aprendizagem ao longo da vida, “no caminho da reflexão, da autonomia e da excelência”.
O evento, que decorrerá no Auditório Nobre do IPS, será transmitida em direto pelo Youtube, de forma adaptada à crise sanitária que atravessamos.