A Câmara de Lisboa está a preparar uma plano de testagem à covid-19 gratuito, em que cada munícipe irá poder realizar de forma gratuita, dois testes rápidos de antigénio mensalmente, a começar já no dia 31 de março.
A informação, foi avançada pelo Público esta sexta-feira, que explicou que esta medida é destinada aos residentes das freguesias do concelho com mais de 120 casos de covid-19 por 100 mil habitantes, sendo que todas as 24 freguesias de Lisboa vão ter locais de recolha.
De acordo com o “Público”, este processo de testagem terá inicio na próxima semana no seguimento do protocolo assinado com a Associação Nacional de Farmácias, e procura chegar a cerca de 200 mil pessoas.
Este plano de testagem pretende sobretudo controlar e monitorizar o desconfinamento gradual que se tem sentido, de forma a evitar contágios e reduzir cadeias de transmissão.
Até agora, o município não se pronunciou acerca de uma data de término desta iniciativa.
A noticia foi posteriormente confirmada pelo presidente da câmara Fernando Medina, na rede social Twitter. Tendo avançado em conferência de imprensa quais as 10 freguesias inicialmente abrangidas pelo plano municipal de testagem. Entre elas: Ajuda, Alvalade, Arroios, Estrela, Marvila, Olivais, São Vicente, Santa Clara, Santa Maria Maior e Santo António.
Lisboa vai ter um plano de testagem em massa e gratuito. Os testes rápidos covid serão feitos nas farmácias. Uma medida essencial para controlar o número de infetados e diminuir os focos de contágio. #lisboaprotege pic.twitter.com/QORAwZaGIv
— Fernando Medina (@F__Medina) March 19, 2021