O agravamento da pandemia levou o governo a reunir-se de emergência esta segunda-feira.
O primeiro ministro convocou uma reunião do conselho de ministros de forma a reforçar as medidas e fazer um balanço dos primeiros dias do novo confinamento.
Dentro dos assuntos discutidos estão a proibição de venda de bebidas ao postigo nos cafés, o reforço policial no espaço público, a abertura dos ATL para os miúdos até aos 12 anos e a interdição de espaços como passadiços ou marginais. E este conselho de ministros, avança a SIC, poderá ocorrer por via digital.
O Governo pretende acabar com os aglomerados de pessoas junto à porta dos cafés. Quanto à abertura dos ATL até aos 12 anos esta medida é em resposta a uma falha decorrente das medidas aprovadas anteriormente, que fez com que, todas as escolas ficassem abertas e os ATL encerrados, o que resultou em milhares de crianças sem almoço e sozinhas no recreio.
De ressalvar que ao contrário de Março, as pessoas continuaram a sair à rua normalmente. Neste primeiro fim de semana de novo confinamento, foram muitos os portugueses que aproveitaram o bom tempo para dar passeios em marginais — muitas vezes sem máscara nem distanciamento.
A autarquia de Cascais pronunciou-se em relação a este assunto, decretando mesmo a interdição da sua marginal, para evitar ajuntamentos.
Este domingo, a ministra da Saúde, Marta Temido avisou que— todo o sistema de saúde está “muito próximo do limite”.
Portugal teve ontem 10.385 novos casos e 152 mortes. O pior domingo de sempre desde o início da crise pandémica.