A edição de 2020 do Red Bull Basement University voltou a desafiar estudantes de todo o mundo para a criação e desenvolvimento de ideias inovadoras. Baseada em Londres, a dupla vencedora destacou-se entre as 3800 equipas participantes com um projeto de máquina de lavar roupa ecológica que pode ajudar a poupar um dos recursos mais preciosos do planeta: a água.
“Lava Aqua X” é uma máquina de lavar roupa ecológica concebida a pensar na sustentabilidade de um dos recursos mais preciosos, escassos e ameaçados do planeta: a água. Esta foi a ideia vencedora da edição de 2020 do Red Bull Basement University, concurso de empreendedorismo aberto a estudantes universitários de todo o Mundo.
Numa edição virtual que bateu todos os recordes de participação, 3800 equipas das mais variadas latitudes apresentaram as ideias capazes de operar uma mudança positiva no meio universitário. Os 38 finalistas tiveram acesso a um workshop com a duração de quatro dias, numa experiência colaborativa na qual as equipas puderam amplificar a sua rede de contactos com vários líderes e referências de cada área. O “pitch” final colocou os estudantes perante um painel de líderes composto por Matthias Haas (CEO SuperSocial), Manjula Lee (CEO World Wide Generation) e Ruth Rowan (CMO, NTT).
Paramveer Bhachu e Joanna Power, da Universidade Brunel de Londres, são os autores da ideia vencedora – uma máquina de lavar roupa que propõe a utilização da água usada nos banhos domésticos. Estas águas são filtradas e reutilizadas para a lavagem da roupa. O facto de ser portátil e de lavar a roupa com menos água e em um terço do tempo são também fortes argumentos deste projeto. De acordo com a investigação desta equipa, todos os anos são desperdiçados mais de 16 mil milhões de litros de água devido à escassez de lavandarias para estudantes. Com o primeiro prémio agora conquistado no Red Bull Basement University, esta dupla vai ter ao seu alcance todos os recursos e contactos necessários à materialização do projeto.