Gostarias de fazer uma viagem, comprar um carro, uma máquina fotográfica ou simplesmente poupar alguns trocos, mas tens dificuldade em poupar? Hoje no Dia Mundial da Poupança conhece algumas dicas simples para poupar que podem ajudar a alcançar os teus objetivos de forma descontraída e, até, divertida.
1. No Spend Challenge
Se tens dificuldades em economizar ou em gerir o teu dinheiro, experimenta o No spend challenge. Este desafio consiste em definir um período de dias ou semanas, em que não gastas qualquer dinheiro não essencial (comida, farmácia, contas de casa…)
Mas para conseguires levar este desafio até ao fim, deves preparar-te antecipadamente
- Definir a duração da experiência;
- Elaborar a lista de itens em que não pode ganhar dinheiro;
- Faz a lista dos itens em que podes gastar dinheiro: eletricidade, água, telecomunicações, comida…
- Fazer uma lista de compras de supermercado.
Para ajudar a manter o foco, faz uma lista dos gastos diários, impulsivos e não essenciais. Alguns exemplos são as idas ao café para tomar o pequeno-almoço, refeições fora, idas ao cinema, compras de roupa ou gadgets. No final desta experiência, verás o dinheiro que conseguiste poupar.
2. O Desafio dos Trocos
Este desafio é fácil e quase todas as pessoas já o experimentaram alguma vez na vida. Basta ter um frasco e no final do dia colocar todas as moedas que tiveres no bolso, no fundo da mala ou, na carteira nesse recipiente.
É simples e eficaz. Ao final do mês, já terás conseguido poupar algum dinheiro sem fazeres grande esforço.
3. O Desafio dos 5 euros
Define um período (o ideal é que seja um ano), no qual deves guardar, todas as notas de cinco euros que chegam à tua carteira. Ao final do ano, terá amealhado uma quantia avultada, quase sem qualquer esforço.
4. Adota uma economia doméstica
A maior poupança está na gestão das despesas do dia-a-dia, por isso a economia doméstica é muito importante para quem quer e precisa de poupar dinheiro. Por exemplo:
- Toma o pequeno-almoço em casa e leva almoço para a escola ou faculdade;
- Opta pelos transportes públicos;
- No supermercado, opta por escolher marcas brancas;
- Não deixes as luzes ligadas desnecessariamente;
- Não desperdices alimentos (faz listas de compras e aproveita as promoções e vouchers).