O novo mestrado em Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento (LGCA) é pioneiro em Portugal e tem um caráter profissionalizante e metodológico de Aprendizagem Baseada em Projetos. Foi concebido para dar resposta à inexistência, no contexto nacional, de oferta neste domínio ao nível da formação avançada (2º ciclo).
Este novo mestrado destina-se a profissionais com, no mínimo, cinco anos de experiência comprovada, e está estruturado em quatro trimestres, sendo que os três primeiros correspondem à componente letiva. Contrariamente aos mestrados tradicionais, a componente de Estágio/Projeto realiza-se paralelamente às unidades curriculares, sendo esta a única atividade do estudante no último trimestre.
O novo mestrado vai arrancar em janeiro de 2021 e oferece uma plataforma de aprendizagem inédita entre os mundos académico e empresarial, numa formação de apenas um ano (60 créditos ECTS) que pode ser frequentada a partir de qualquer local.
Uma vez que irá decorrer em regime b-learning (semipresencial) e em horário pós-laboral, dando aos profissionais da área a possibilidade de progredir nos estudos e, consolidar competências especializadas, sem entraves. Tiago Pinho, docente da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS) e diretor do curso, afirma, “Este modelo de ensino permitirá a participação dos estudantes através de sessões síncronas e assíncronas, a partir da ESCE/IPS e das instalações da SONAE MC. A grande vantagem prende-se com o facto de não existir uma limitação geográfica às proveniências dos estudantes”.
Este formato, segundo Tiago Pinho, docente da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS) e diretor do curso, “pretende aliar os conceitos teóricos e práticos lecionados ao contexto real de trabalho, permitindo ao estudante uma aprendizagem mais eficaz e às organizações acolhedoras a melhoria dos seus processos, pela possibilidade de acolher e pôr em prática novas ideias”. Tudo isto, realça, “com o apoio e tutoria dos docentes da ESCE/IPS e dos profissionais da SONAE MC”, o que dará aos formandos também a “possibilidade de ficar a conhecer uma das maiores operações de retalho do país, com uma diversidade de operações logísticas e com uma enorme abrangência geográfica”.
O novo mestrado em Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento (LGCA), resulta de uma parceria entre o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e a SONAE MC e está a decorrer até ao próximo dia 11 de novembro, o seu período de candidaturas, sendo que são 25 as vagas abertas.
O mestrado em LGCA vem igualmente complementar a oferta formativa da ESCE/IPS neste domínio, iniciada há 22 anos com a criação da primeira licenciatura em Gestão da Distribuição e da Logística (GDL) do Ensino Superior português.
Para informações detalhadas e candidatura, consultar aqui.