Connect with us

Novidades

Presidente da FADU assinala um ano de mandato e deixa uma mensagem especial

Rita Costa

Publicado há

em

FADU

O presidente da Federação Académica do Desporto Universitário cumpriu no passado dia 8, um ano de tomada de posse da direção da FADU e fez questão de deixar algumas palavras aos dirigentes dos clubes e associados num ano marcado por desafios particularmente difíceis.

“O desporto mundial enfrenta hoje, podemos afirmar, uma das maiores crises da sua história e o desporto universitário não é exceção.” começa por afirmar André Reis, presidente da FADU e continua, “Em março deste ano as instituições de ensino superior substituíram as aulas presenciais por ensino à distância e assim permaneceram até ao final do ano letivo transato. Com isso ficou inviabilizada a possibilidade de continuarmos o nosso calendário desportivo nacional e vimo-nos forçados a cancelar todos os Campeonatos Nacionais Universitários.”

André Reis revela que este primeiro ano de mandato não decorreu da forma como era esperado inicialmente, uma vez que a pandemia obrigou ao cancelamento e adiamento de campeonatos e jogos universitários e acrescenta, “Como se não bastasse, no panorama internacional, foram cancelados todos os Campeonatos Mundiais Universitários previstos para o ano de 2020 e os Jogos Europeus Universitários foram adiados para 2021, tendo ainda como consequência o adiamento da organização dos Campeonatos Europeus Universitários previstos para o próximo ano, nas cidades de Guimarães, Aveiro e Lisboa, para 2023.”

A maioria dos clubes atravessa problemas financeiros complicados, devido à redução total ou parcial das suas receitas próprias. E por isso, a direção decidiu anunciar as seguintes medidas de apoio:

a) Alteração do modelo competitivo do Apuramento da Zona NCS para as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 2021, reduzindo na generalidade o número de Jornadas Concentradas e, consequentemente, os custos de participação das equipas desportivas;

b) Reforço no apoio à organização das provas nacionais, nomeadamente nos custos que terão de incorrer com a implementação dos planos de contingência e segurança relacionados com a Covid-19;

c) Apoio à participação nas provas internacionais, com o pagamento integral das taxas de garantia de todas as equipas apuradas para os Jogos Europeus Universitários 2021, num valor total de cerca de 30 mil euros, assegurando também assim a vaga para Portugal.

André Reis reforça a importância do desporto para os alunos do Ensino Superior especialmente em tempos de pandemia, “Em tempo de isolamento social, o desporto no Ensino Superior assume um papel ainda mais importante no que diz respeito ao bem-estar físico e mental dos membros da comunidade académica. Com o sentido de responsabilidade no cumprimento das orientações da DGS, agora, mais do que nunca, devemos manter-nos ativos. Foi com este espírito e consciência que celebramos o Dia Internacional do Desporto Universitário e lançamos a campanha ‘Desporto Sim, Isolamento Não!’”.

O Presidente da FADU despede-se dos seus dirigentes e associados com uma nota de agradecimento, “(…) em nome de toda a estrutura da FADU, uma palavra de agradecimento e reconhecimento a todos os clubes que, apesar das adversidades, continuam todos os dias a trabalhar para que a prática desportiva e de atividade física continue a chegar a todos os estudantes. (…) Em nome da FADU, obrigado pela vossa perseverança e dedicação ao projeto do desporto universitário. Continuemos!”

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *