Connect with us

Ciência & Tecnologia

Universidade de Aveiro obtém certificação dos seus procedimentos à prova de Covid-19

Hugo Casaca

Publicado há

em

Universidade de Aveiro

A Universidade de Aveiro (UA) recebeu a certificação In partnership with SGS COVID SAFE CAMPI, na sequência da parceria com a Société Générale de Surveillance (SGS), multinacional líder em inspeção, verificação, teste e certificação. A mesma atesta os procedimentos adotados em termos de protocolos de distanciamento físico, limpeza e desinfeção, stock de produtos, funcionamento da organização e controlo dos espaços de trabalho que se revelaram eficazes na redução do risco de contaminação pelo novo coronavírus.

“A Universidade tem seguido todas as recomendações das autoridades de saúde, tendo presente o risco inerente à propagação da COVID-19 e a segurança e bem-estar da sua comunidade. Mas não nos bastou ter procedimentos que respeitam as normas e as melhores práticas. Achámos importante que uma entidade externa os pudesse avaliar e certificar. Foi uma oportunidade para verificar eventuais lacunas e melhorar os procedimentos e as práticas”, disse Paulo Jorge Ferreira, reitor da UA. Salientou ainda que “este selo valoriza a Universidade, atesta o nosso compromisso com a segurança dos nossos estudantes, dos nossos trabalhadores e de quem nos visita e contribuirá certamente para aumentar a tranquilidade da comunidade“.

O processo tem duração de  seis meses, com várias fases e vertentes de verificação, terminando em janeiro de 2021, e prevê um vasto e profundo programa de testes e verificações. Sãanalisados e verificados todos os procedimentos estabelecidos pelo Plano de Prevenção e Atuação face à Covid-19 da UA e realizadas inspeções locais que contemplam ensaios de carga biológica e marcação fluorescente. Estes ensaios de carga biológica e marcação fluorescente são efetuados nas superfícies de toque frequente e selecionados pelo corpo técnico da SGS, consoante a tipologia dos edifícios e sua representatividade. Durante o tempo de vigência da parceria serão visitados os locais definidos previamente pela SGS, por amostragem baseada no tipo de espaços existentes pretendendo assim colher amostras sólidas e significativas das boas práticas implementadas.

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *