Connect with us

A Tua Revista

Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa | Pronto para um novo ano letivo com uma forma de vida ativa?

Joana Fonseca

Publicado há

em

ADESL

A ADESL, Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa, dinamiza e gere o desporto no Ensino Superior de Lisboa, abrange um universo de cerca de 90 estabelecimentos de Ensino Superior e mais de 140 mil estudantes. Alexandre Rua é o presidente da associação e deixa-te uma mensagem para o próximo ano letivo:

A ADESL, tal como as restantes entidades promotoras do Desporto Universitário, enfrentará, nesta época desportiva, novos desafios e paradigmas para fazer cumprir o seu desígnio. A vida deve continuar, a prática desportiva, e mais concretamente, o Desporto Universitário não é exceção. No entanto, e não obstante esse fator, as características e obrigações quer dos atletas, quer dos agentes organizadores das competições, tem de evoluir para fazer face à atualidade.

Com isto em mente, existem alguns princípios fundamentais para abordar esta época desportiva:

Segurança – As organizações e os atletas, devem entender a mudança de paradigma. O Desporto Universitário avançará, mas terá de ser fruto de uma estratégia de aproximação entre as estruturas do Ensino Superior, Associações de Estudantes, Federações Desportivas, Poder Local e a própria Tutela. Os estudantes-atletas devem perceber que teremos de ir mais além para que a competição possa fluir da forma mais segura, permitindo a higienização das infraestruturas e o rastreio de todos os indivíduos participantes e envolvidos na competição para que se possa evitar a propagação da pandemia.

Aproximação à comunidade – O debate em relação à agenda pública, no que concerne à existência de público durante as competições, deve ser colocado de parte em relação ao Desporto Universitário. Será demais pedir às organizações que criem condições nesse sentido. É por isso vital criar condições para que as competições possam ser acompanhadas na íntegra pela sua comunidade. A comunicação deve acompanhar o Desporto Universitário, para que este não deixe de fazer parte da vida dos estudantes e da comunidade.

Profissionalização na organização – As organizações devem entender que, para o Desporto Universitário continuar em força, será necessário compreender, estudar e capacitar os clubes e os atletas de condições específicas e constantes. As próprias organizações devem dar um salto, para que possam fazer face às barreiras antes mencionadas. Da parte da ADESL, e para os estudantes de Lisboa, existe apenas um compromisso. No que depender da Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa, todas as condições organizacionais estarão reunidas para receber todos os atletas e clubes, nesta nova fase!

Participa, Joga, Celebra e #FazPorLisboa

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *