#1 Aulas mais longas
Prepara-te porque na faculdade o tempo das aulas é tendencialmente maior! Há mais matéria a ser dada e o objetivo é que consigas utilizar o tempo para aprenderes tudo com calma e conseguires tirar todas as dúvidas! Aproveita bem!
#2 Mais liberdade e mais responsabilidades
Se a liberdade de quem vai para o Ensino Superior é uma das coisas que mais seduz, também pode tornar-se uma verdadeira lição. Com a entrada no Ensino Superior as responsabilidades vão aumentar, principalmente se tiveres que sair da tua zona de residência! Terás que começar a pagar uma renda, fazer compras, tratar das coisas da casa, e com despesas acrescidas, talvez tenhas de arranjar um trabalho em part-time! Deves ter em conta todas as tuas responsabilidades dentro e fora da faculdade de forma a dares conta de tudo e não perderes o controlo da situação. Existe tempo para tudo, deves saber organizar o que tens e precisas de fazer e no final vais ver que resulta!
#3 Mais trabalhos e mais exigentes
Por norma as aulas no secundário previam tempo para fazeres os trabalhos, revisões da matéria e a resolução de exercícios em conjunto. Na faculdade, salvo algumas exceções, todos estes passos deixam de existir. Deves ter o máximo de atenção às aulas, porque muitas vezes os professores assumem automaticamente que estás a acompanhar a matéria caso não tenhas dúvidas (não tenhas medo de perguntar!). Prepara-te para gerires os trabalhos que vão surgir em cada unidade curricular e, muitas vezes, em simultâneo. Caso ainda não tenhas um bom método de estudo, porque até agora sempre te desenrascaste bem, está na altura de procurares um que te ajude. Estares consciente das tuas capacidades e fraquezas é uma ótima forma de conseguires passar a todas as disciplinas.
#4 Prazos apertados
Se no Ensino Secundário estavas habituad@ a ter prazos alargados, o cenário muda de figura no Ensino Superior, pois as datas de entrega de trabalhos e projetos são normalmente discutidos e agendados no início do semestre. O ideal é todos os dias reservares algum tempo para estudar, fazer apontamentos e algumas pesquisas, de forma a que não te atrases com os prazos de entrega e consigas triunfar nos testes e exames.
#5 Mais exigência
As aulas e os docentes no Ensino Superior vão exigir muito mais de ti, principalmente as tuas capacidades de pensamento crítico e objetivo. É necessário que sejas capaz de perceber o porquê das coisas, de questionar e discutir o que é falado em aula. Quanto mais atent@ estiveres e mais vontade tiveres em aprender, tudo se tornará mais fácil!
#6 Controlo de presenças
Em alguns casos, não existe ninguém que vá controlar as tuas faltas! Por vezes vais sentir uma enorme vontade de não ir às aulas da manhã ou a qualquer hora do dia e acabará por se tornar um ciclo vicioso… E isso não pode de todo acontecer! Vais ter vários professores e uma turma bem maior do que estavas habituad@, mas isso não quer dizer que não vão acabar por dar pela tua falta. A maioria dos docentes baseiam parte das tuas notas finais na assiduidade e pontualidade, por outro lado, os teus colegas de turma quando começarem a perceber que não fazes nenhum esforço para aparecer também não se vão esforçar por te emprestar os apontamentos e incluir-te nos trabalhos de grupo. É importante que vás a todas as aulas! Por isso é que são presenciais! Ao ouvires a matéria dada pelos docentes vais conseguir mais facilmente entender e é uma forma de conseguires tirar melhor nota. Quanto maior for o esforço, maior será a recompensa!
#7 Semestres
No secundário existem três períodos e ao longo desse tempo serás avaliad@ para as mesmas disciplinas. Na faculdade as coisas são diferentes, primeiro deixam de existir três períodos e passam a ser dois semestres, e estes têm diferentes unidades curriculares entre si. Um exemplo simples: No secundário fazias testes de Matemática ao longo do primeiro, segundo e terceiro período, no final a média dos testes e da tua participação resultariam na tua nota final. No Ensino Superior, no primeiro semestre vais ter várias unidades curriculares, no final do semestre cada unidade curricular será avaliada consoante os testes e os trabalhos que realizaste, no segundo semestre deixas de ter essas unidades curriculares e passas a ter outras que acabarão por ter a mesma finalidade.
#8 Mais oportunidades
A vida universitária é o teu ponto de partida para o futuro e vai abrir-te inúmeras portas. Apesar do árduo trabalho que irás ter, o Ensino Superior é um mundo de oportunidades, desde estágios, cursos extracurriculares, workshops, seminários, há tanta coisa que poderá ser útil para o teu futuro. Conhece pessoas novas e aproveita tudo o que a faculdade tem para te oferecer.
A passagem pelo Ensino Superior é uma experiência única na vida, faz com que valha a pena e torna-a inesquecível e enriquecedora!