Connect with us

A Tua Revista

Olá novo aluno! Sê bem-vindo ao Ensino Superior

Joana Fonseca

Publicado há

em

Adobe Stock

Não temas a porta principal da tua faculdade, não temas não conhecer ninguém, não temas as praxes… Nem tudo o que irás descobrir ao longo desta caminhada. Pode parecer assustador entrar no Ensino Superior e, ainda por cima, sozinho, mas sabes que mais? Na verdade, é uma escola como aquela em que andaste até agora, com aulas, trabalhos, apresentações, testes, intervalos e sabes com mais o quê? Com festas, novos amigos e novas oportunidades! Não vejas esta etapa como um problema, encara-a como um desafio, aliás, um desafio dos bons, porque passado uma semana vais sentir-te completamente confortável e vai parecer que já estudas lá há uma eternidade!

Chegou o mês de setembro, o mês das mudanças. Para muitos, chegou aquela fase de “entrei na faculdade e agora?”… E agora é fácil! Vais viver os teus melhores anos. A Mais Superior dá-te uma ajuda nesta fase porque sabemos que vai correr tudo bem!

Mas chega de palavras bonitas, vamos ao que realmente interessa!

1. Não tenhas medo de fazer perguntas

Não é fácil chegar sozinho, entrar num lugar completamente desconhecido e ver um monte de pessoas trajadas, alunos das associações de estudantes e de tantas outras atividades. Parece que todos se dão lindamente e tu estás ali a interrogar-te se também vai acabar assim para ti… Claro! Vais começar a conhecer pessoas com quem te identificas e tudo será mais fácil. Se tiveres dúvidas, por mais simples que sejam, não tenhas medo de perguntar, de falar com alguém, ou mesmo de responder quando falarem contigo. Os primeiros dias são sempre mais complicados. Se tens dúvidas onde são as salas, o refeitório, a biblioteca, ou até a casa de banho, vai ter com os mais velhos e expõe as tuas dúvidas, acredita que ninguém te negará ajuda. Quando deres por ti, já conheces tudo e mais alguma coisa no teu estabelecimento de Ensino Superior.

2. Uma tarde na esplanada nunca fez mal a ninguém

Assim que começas esta nova etapa, uma das tuas principais preocupações vai ser: “Será que aqui vou conseguir fazer amigos?”. É normal que te questiones e não tem mal nenhum. É importante fazer amizades, conheceres os teus colegas de turma e olhares para cada um deles e imaginar com quais vais criar maiores afinidades. Respira fundo e procura sair da tua zona de conforto, afinal é impossível, ou pelo menos pouco provável, se unicamente entrares e saíres da sala de aula sem falares com ninguém. Toma a iniciativa e convida alguns colegas de turma para beber um café, dar uma volta pela faculdade, ou simplesmente no final das aulas mete conversa sobre o que achou do dia. São pormenores básicos que podem fazer toda a diferença para um início académico mais promissor.

3. Vai a atividades extracurriculares 

Como já referimos e tu próprio já percebeste, o Ensino Superior não é só aulas, mas também não é só amigos e diversão, nem 8 nem 80. Estas atividades são essenciais para quem está de olho no mercado de trabalho, mas também podem servir para te relacionares com mais pessoas. Procura uma atividade extracurricular que tenha algumas afinidade com a tua formação, quem sabe se não será uma boa oportunidade de contactos para o futuro? Ou então, uma atividade na associação de estudantes, na tuna, no núcleo, no jornal, em voluntariado ou numa equipa desportiva. Tens imensas opções, o difícil será mesmo escolher. Faz uma pequena pesquisa sobre o que o teu estabelecimento de Ensino Superior te pode oferecer e vais ver que vais encontrar algo que gostes de fazer e complementar aos estudos.

4. Não gostaste? E agora?

E agora está tudo bem! Tiveste curiosidade em experimentar alguma atividade, mas percebeste que não era realmente o que querias fazer? Ainda agora começaste e não tem mal se quiseres sair. O que tens de fazer é ser sincer@, falar com os responsáveis para não os deixares pendurados e dares uma justificação. És adult@, já tens idade para tomar certas decisões. Se um dia tiveres interesse em voltar, de certeza que não haverá problema, porque expuseste a tua situação e tudo se torna mais fácil.

5. A tua mochila deixa de ser um peso

Se até ao 12.º ano te queixavas do peso da tua mochila, agora no Ensino Superior deixa de ser um problema! Em relação aos materiais escolares, não precisas de investir dinheiro em dezenas de canetas coloridas, num estojo super bonito ou cadernos com grandes pormenores. Neste momento o importante será conseguires escrever todos os apontamentos de cada unidade curricular, porque o tempo não espera por ti, quanto menos deres valor aos pormenores, melhor! Leva somente o básico como um caderno, uma/duas canetas, um lápis e, caso seja necessário para aquela disciplina, algum material indispensável. Se quiseres ser ainda mais prátic@ e se os teus professores não se importarem, leva o portátil, vais conseguir escrever facilmente tudo. Assim que chegares a casa e fores estudar, passas tudo a limpo, com uma letra mais cuidada, com cores, marcadores e tudo mais. Se utilizares o computador como caderno, não tens de passar nada a limpo!

6. Atenção… Pés assentes na terra

Quanto mais produtiv@ fores, melhor! Se tinhas por hábito faltar a algumas aulas no secundário, isso tem que acabar. Seja porque os exames foram todos marcados para a mesma altura ou porque simplesmente não te apeteceu levantar da cama às 7 da manhã. Seja por estes ou por outros motivos, é realmente muito fácil começares a faltar, até porque vais ter algumas cadeiras que não têm presença obrigatória! Vamos ser realistas, vais ter muita matéria para estudar e uma ótima maneira de aprenderes é ires às aulas, teres a oportunidade de assistir à explicação mais clara dos professores e tirares as dúvidas que possam surgir. Podes sempre pedir e partilhar apontamentos, mas não irá tirar a obrigação de teres que ler, interiorizar e aprender a matéria toda. Gere o teu tempo e as tuas obrigações da melhor forma para que consigas ter tempo para tudo.

7. Experimentar não custa

Se não gostares, não precisas de voltar… simples! Mas experimentar as praxes pode tornar-se numa verdadeira surpresa. Muitos estudantes já têm uma ideia muito formada sobre as praxes, sem sequer terem vivenciado. As praxes acabam por ajudar a conhecer-te, a conhecer outras pessoas, coisas novas, a divertires-te… tanta coisa! Mas não julgues ou critiques sem dar uma oportunidade a esta aventura. Em relação às festas e convívios que a instituição e vida académica te proporcionam, também deves aproveitar! Como é óbvio! Estás na idade perfeita para te divertires, com juízo, claro! Se perguntares a familiares ou amigos o que têm a dizer sobre esta fase da vida, temos a certeza que uma das primeiras recordações que vão ter são as festas e contigo vai ser igual!

8. Estudante + descontos = Pura felicidade

A entrada no Ensino Superior significa mais despesas, mas existem várias coisas em que podes poupar para conseguir manter alguns trocos na carteira. Os próximos anos vão ser passados a escrever relatórios, gerar gráficos, pesquisas e apresentações. Para tal, a Microsoft disponibiliza gratuitamente o Office 365 para estudantes, onde estão incluídas aplicações como o Word, PowerPoint e Excel para utilizar no computador ou em dispositivos móveis. Se fores estudante de multimédia ou simplesmente quiseres dar os primeiros passos neste campo, a Adobe dá-te a oportunidade de aceder à Creative Cloud, onde tens direito a todas as aplicações para design, fotografia, vídeo e Web, disponível para computador e para dispositivos móveis. És fã de música? O Spotify, até ao momento, não ficou de fora com descontos para os estudantes. Tens a possibilidade de reproduzir música com maior qualidade, sem anúncios a interromper as tuas músicas preferidas e a possibilidade de guardares milhares de faixas offline para ouvires quando não há sinal de internet. Esta campanha é válida durante um ano e pode ser renovada no máximo três vezes ou cancelada a qualquer altura.

9. Os teus melhores atalhos

Um universitário não é um verdadeiro universitário sem atalhos, não é verdade? Pois bem, existem aplicações que não podem faltar no teu telemóvel!

  • A Moovit oferece aos utilizadores informações dos transportes públicos em tempo real, combinando os dados de operadores e entidades com a participação da comunidade. A app permite que tenhas acesso aos trajetos dos transportes públicos, os horários de chegada e partida e a localização das paragens.
  • A Uber Eats é uma plataforma de entrega de comida de vários restaurantes. É ideal para aqueles momentos de preguiça, quando não te apetece fazer comida! Às vezes chegar a casa e pedir comida tem outro sabor!
  • A Glovo, além de ser um serviço de entrega de comida, é também uma transportadora de qualquer produto que precises, como produtos de beleza, medicamentos e até produtos eletrónicos.
  • Google Agenda é um serviço de agendamento e calendarização online. Consegues adicionar e controlar eventos, compromissos, compartilhar a tua programação com outras pessoas e tantas outras funções que vão mudar a tua forma de viver a vida! O teu tempo passa a ser controlado de uma forma bem mais fácil e simples. Com o
  • Google Docs podes criar e editar documentos online e em tempo real com outros utilizadores, sem que precises de instalar qualquer programa no teu computador. Não é genial?

Do que estás à espera? Quanto mais prátic@ fores, melhor para ti! Boa sorte!

Lê a revista completa aqui: bit.ly/MaisSuperior_NovosAlunos2020

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *