A nova aplicação StayAway já se encontra disponível para iOS e Android, foi esta manhã apresentada no Instituto Superior de Engenharia do Porto e pretende ajudar a reduzir o número de novas infeções de Covid-19.
O uso e instalação da aplicação é voluntária, gratuita e anónima garantindo a privacidade dos utilizadores e respetivos dados. Esta app lançada pelo Governo utiliza os telemóveis para alertar os utilizadores com um registo de contactos de alguém que foi recentemente diagnosticado com Covid-19.
Sabes como funciona a app StayAway Covid?
O funcionamento da plataforma é simples, depois de instalada cada utilizador que tenha feito o teste e dado positivo poderá inserir o código do teste. Após a validação por parte da Direção-Geral da Saúde (DGS), a aplicação irá alertar os utilizadores mais próximos do utilizador infetado, num período de 15 minutos ou mais, sem que haja a partilha da identidade, dos seus contactos e dos outros utilizadores.
Na página inicial da aplicação existe um circulo que por norma apresenta cor verde, o que significa que não há registo de contactos de proximidade com elevado risco de contágio, ao carregar de novo mas se estiver num local de contágio ou próximo de alguém que foi diagnosticado estado do circulo mudará para amarelo.
Todas as recomendações, requisitos e orientações dadas pela Comissão Nacional de Proteção de dados foram consideradas e, dessa forma, só são partilhados os códigos das pessoas infetadas que não permitem identificá-las. O objetivo é que estas pessoas se sintam protegidas e queiram avisar aquelas com quem estiveram em contacto de forma a protegê-las também.
A app foi desenvolvida pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, um laboratório associado do sistema público que a ofereceu à área de Governo da Saúde sem qualquer custo.