Com a pandemia, as máscaras trouxeram um problema para o reconhecimento do Face ID, pois não reconhece e, para usarmos, o dispositivo temos de introduzir o código. Contudo… podemos expor a segurança de acesso ao dispositivo.
Nem sempre funciona, pelo menos com aquela precisão habitual. Mas, com algum cuidado a gravar o rosto alternativo na configuração do Face ID, poderás ter a sorte do dispositivo passar a reconhecer mesmo com máscara.
O método é fácil, basta seguires estes passos:
1.º passo: Vais a Definições, Face ID e código e usar a opção Configurar uma aparência diferente.
2.º passo: Ao escolheres esta opção, deves ter a máscara apenas em metade do rosto. A gravação do rosto no Face ID é feita em duas etapas. Como tal, a primeira etapa será com a máscara a cobrir a metade direita e a segunda também deverá ter a máscara na mesma posição.
3.º passo: Se o dispositivo avisar que o teu rosto está obstruído, afasta ligeiramente a máscara do centro do rosto. Segue o processo de configuração movendo a cabeça num círculo.
4.º passo: Será solicitado para concluíres o processo mais uma vez, continua a segurar a máscara na mesma posição e do mesmo lado do rosto.
5.º passo: Assim que as duas digitalizações de Face ID forem concluídas, coloca a máscara e tenta desbloquear o dispositivo. Se funcionar, ótimo! Caso contrário, repete a configuração.
Não custa tentar !