Os resultados da 1.ª fase das Provas Nacionais do Ensino Secundário foram divulgadas no início da semana e as médias nacionais este ano são mais altas do que o habitual.
Com as regras dos exames nacionais ajustadas, com os estudantes do 11.º e 12.º anos a realizarem somente exames para os cursos a que se candidatam e aqueles que não tencionam ingressar no Ensino Superior não ser obrigatório fazer nenhuma provas as notas mudaram e subiram mais do que o habitual.
De acordo com as informaçõesdivulgadas pelo Ministério da Educação, as médias às 24 disciplinas que estão sujeitas a exame variam ente um mínimo de 9,5 valores a Matemática Aplicada às Ciências Sociais até a um máximo de 16 valores a línguas como Alemão e Espanhol, existem subidas também significativas a Física e Química, com uma média de 13,2 valores este ano e Biologia e Geologia que passou de 10,7 valores no ano passado para 14 valores este ano.
A estrutura das provas é uma das respostas para esta subida, as perguntar opcionais também ajudaram de forma a garantir que os estudantes não eram testados a matérias que não tivessem dado decido à suspensão das aulas.
Mas como em tudo, aqui também existem exceções Matemática Aplicada às Ciências Sociais caiu de 11 para 9,5 valores e Português subiu apenas duas décimas.
As candidaturas ao Ensino Superior, para os estudantes que já têm todas as provas feitas na 1.ª fase, podem candidatar-se entre 7 e 23 de agosto e os resultados serão conhecidos no dia 28 de setembro.