Existem dezenas de cursos que garantem emprego, no ano passado eram 63 cursos e este ano passou para 68 as licenciaturas e mestrados integrados em instituições de Ensino superior onde a taxa de desemprego dos recém-diplomados é de 0%.
A lista é constituída pelas áreas das Ciências e Tecnologias, onde Engenharia Informática detém oito cursos, Enfermagem sete cursos e Medicina seis cursos. É no ensino público que existe um maior número de cursos com desemprego zero, mas o número de licenciaturas e mestrados integrados que garantem emprego aos recém-diplomados cresceu no ensino privado.
A nível nacional, a taxa de desemprego tem diminuído ao longo dos anos. No ano passado, apenas 3,3% dos jovens e adultos que terminaram a sua licenciatura no Ensino Superior público estavam inscritos como desempregados no Instituto do Emprego e Formação Profissional.
A primeira fase de candidaturas ao ensino superior começa no dia 7 de agosto e decorrerá até ao dia 23 do mesmo mês. As colocações serão conhecidas a 28 de setembro. A segunda fase de acesso será de 28 de setembro a 9 de outubro, com os resultados divulgados a 15 de outubro. A terceira e última decorrerá entre 22 e 26 de outubro. Estas últimas colocações são comunicadas a 30 de outubro.