A FLUL irá distinguir Jaime Gama com o Prémio Alumni 2020, que reconhece a carreira de um diplomado pela Instituição.
Jaime Gama é licenciado em Filosofia pela FLUL e esteve à frente de várias pastas ministeriais em diversos Governos como Administração Interna, Defesa Nacional e Negócios Estrangeiros, foi Deputado desde 1975 a 2011 e desempenhou as funções de Presidente da Assembleia da República, sendo Membro do Conselho de Estado.
Doutor Honoris Causa pela Universidade dos Açores, Jaime Gama ocupa neste momento o lugar de Presidente do Conselho de Administração da Fundação Francisco Manuel dos Santos e, ainda, membro do Conselho Geral da Universidade de Lisboa. Detentor de diversas condecorações nacionais e estrangeiras, sendo Chanceler das antigas Ordens Militares Portuguesas.
“Um defensor vigoroso da sociedade civil, e um antigo aluno de quem muito nos orgulhamos. O grande teste para a relevância de uma escola de humanidades como a nossa são as vidas notáveis e independentes que aqueles que por ela passaram vieram a ter”, afirma Miguel Tamen, Diretor da FLUL, justificando a escola de Jaime Gama como premiado.
Os candidatos ao prémio foram propostos por alunos, antigos alunos, docentes e funcionários da FLUL, sendo que o único critério de elegibilidade é serem diplomados pela instituição. O júri da edição 2020 foi constituído por Miguel Tamen Diretor da FLUL, Adelaide Meira Serras, Coordenadora Científica do Programa FLUL Alumni, Arnaldo Espírito Santo, Professor Emérito da FLUL, Ivo Castro, Professor Emérito da FLUL e Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa, distingida em 2019 com o Prémio FLUL Alumni.
A data de entrega do prémio ainda está por anunciar.