A edição 2020 do FEST- Novos Realizadores, Novo Cinema, este ano será intitulado “As close as far away can be” e continuará a a ter na cidade nortenha o ponto fulcral de programação, mas deste vez alargará para o Porto e Lisboa .
As sessões irão acontecer nas três cidades , e o festival pretende reforçar o compromisso com a sala, para a mostra de cinema, ao mesmo tempo, que cria soluções que não comprometam os cuidados necessários a ter no atual cenário de pandemia do COVID-19.
A ideia também irá marcar um cinema drive-in que será instalado na cidade de Espinho e dessa forma serão duas casas do festival. No que toca à programação, será além do novo cinema mundial, num momento quem que os realizadores emergentes enfrentam dificuldades para conseguirem mostrar os seus filmes, devido ao cancelamento de inúmeros festivais e da incerteza do regresso das salas de cinema.
Este ano, o FEST continuará a ser em formato streaming, o Pitching Forum, uma plataforma que permite que os novos cineastas apresentem os seus projetos a produtores, financiadores, gestores de fundos e investidores de topo para a obtenção de apoios e financiamentos.