Connect with us

A Tua Revista

E depois? Qual é o próximo passo? Pós-Graduações, Mestrados e Doutoramentos

Avatar

Publicado há

em

Adobe Stock

Estás prestes a terminar a tua licenciatura, e não tens a certeza do que fazer a seguir? Neste momento as decisões que se sucedem podem não ser tão simples… Existem vários caminhos que podes optar e adaptá-los consoante as tuas necessidades e objetivos. Pretendes continuar a investir na tua área ou então arriscar numa completamente diferente? Será que deves escolher uma pós-graduação, um mestrado ou um doutoramento? A Mais Superior dá-te uma ajuda!

Primeiro é importante que percebas a diferença entre estas três opções:

A Pós-Graduação

É uma especialização com menor duração, ideal para quem procura aprofundar uma determinada área e obter ferramentas práticas de ação. Tem como objetivo responder às novas necessidades do mercado e acompanhar as novas opções empresarias disponíveis no mercado, e por essa razão não tem geralmente uma índole muito teórica, apesar de explicar os fundamentos teóricos que estão por detrás dessas ferramentas.

É como uma aplicação prática de tudo o que se aprendeu ao longo dos anos com uma Licenciatura. Uma mais-valia imediata para quem pretende de seguida começar no mundo do trabalho.

O Mestrado (2.º Ciclo)

Os cursos de Mestrado podem ter a duração de dois ou de cinco anos, sendo que os de dois anos são formações que existem por si próprias e os de cinco anos, são designados de Mestrado Integrado por ser um curso composto por dois ciclos: o 1.º ciclo é conferido ao aluno no final do curso um diploma com o grau de licenciado e o 2.º ciclo onde é adquirido o grau de mestre.

O Mestrado é procurado por quem deseja ser professor ou investigador, mas também pode ser feito por quem pretende apenas ampliar os seus conhecimentos para obter uma melhor formação para o mercado de trabalho.

O Doutoramento (3.º Ciclo)

Os cursos de Doutoramento têm a duração de três ou quatro anos e incluem a aprovação de um plano curricular e a defesa de uma tese, sendo de todas a mais expansiva das formações superiores. Muitas vezes as teses originam livros que ajudam outros alunos nas suas pesquisas académicas. Os Doutoramentos são geralmente mais aconselhados a quem pretende valorizar o currículo, lançar novas ideias, negócios ou tecnologias. Esta formação Superior desafia os conhecimentos que já existem e exigem a procura de novos conhecimentos.

ESTÃO AQUI ALGUMAS DICAS QUE PODES TER EM CONTA:

Avalia a tua rotina

Deves primeiro perceber se este é o melhor momento para dares este passo. Uma pós-licenciatura é algo que exige tempo e muita dedicação.

Pensa nos teus objetivos profissionais

Procura fazer uma análise profunda de ti mesmo, pensa no trajeto que fizeste até agora e se é nele que pretendes continuar. Tem em consideração as tuas preferências, habilidades e fraquezas, aqui tudo importa. Todo este autoconhecimento irá ajudar-te na escolha.

Pesquisa áreas que te interessam

Deves saber quais são as áreas que te chamam mais à atenção e que combinam com os teus interesses. Os principais campos de conhecimento acabam por se desenrolar em tantos outros caminhos possíveis. Fazer uma pesquisa é sempre uma boa ideia!

Conhece o máximo de cada curso

Já fizeste a lista de todas as áreas que te interessam, por isso, neste momento deves aprofundar saber mais sobre cada um deles. Isso incluí obteres informações das Instituições de Ensino, da metodologia, do corpo docente e da própria formação. Não te esqueças que deves ter em atenção os pré-requisitos. Caso queiras ir mais longe, procura saber as unidades curriculares, pode tornar-se um fator de diferenciação entre duas opções.

Queres saber mais? Carrega no link https://bit.ly/MS_MAIO_2020

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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