Os estudantes do Politécnico do Cávado e do Ave estão em regime voluntário desde o dia 7 de abril, a prestar apoio online a todos os que pretendam aprender a utilizar as redes sociais e as mensagens online.
A iniciativa insere-se no Programa “Somos Tod@s Digitais” e o objetivo é ajudar a população a comunicar à distância a ter competências digitais com apoio técnico gratuito para que possam falar com familiares e amigos nesta altura de isolamento social.
A mensagem é simples “Ficar em casa”, mas é necessário que as pessoas precisem de comunicar com os que lhes são mais queridos, no entanto ainda existe grande parte da população que nunca tiveram a oportunidade de adquirir competências digitais e foi nesses sentido que o IPCA tem atuado. Com uma linha gratuita, todos os dias das 12h00 às 20h00.
Jéssica Santos é estudante de Mestrado em Ilustração e Animação e ajudou um senhor de 82 anos a fazer uma vídeo chamada para a família. A estudante afirma “é uma situação complicada esta que estamos a viver. Muita gente ainda não tem o hábito de lidar com as novas tecnologias, para mim é algo muito natural, e neste momento, é o mínimo que podemos fazer a quem precisa de ligar para os filhos, para os netos, para os amigos… já é tão difícil estarmos longe… pelo menos que nos possamos ver”.
“O IPCA tem-se ajustado a esta nova realidade. É uma situação nova para todos e estamos todos a aprender lidar com ela” afirma Maria José Fernandes, Presidente do IPCA