A APECE (Associação Portuguesa de Enfermeiros de Cuidados em Estomaterapia) atribuiu o Prémio Augusta Pinheiro “Boas Práticas em Investigação 2020” a investigadoras da Escola Superior de Enfermagem do Porto.
As enfermeiras Brízida Pereira, Sílvia Queirós e Maria Brito foram distinguidas por contribuirem para a dinamização da investigação em Estomaterapia e a promoção de qualidade de vida de pessoas com ostomia. O trabalho foi realizado no âmbito do curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem do Porto.
A atribuição do prémio Augusta Pinheiro de Boas Práticas de Investigação foi criado em 2017, pela APECE e pela B. Braun, com o objetivo de distinguir o melhor trabalho de investigação, na qual é depois atribuído um montante de dois mil euros aos investigadores distinguidos.
“A utilização de um formulário para a avaliação da competência de autocuidado na pessoa com ostomia de ventilação permite uma recolha de dados mais completa, sistemática e rigorosa, facilitando a identificação das necessidades em cuidados de Enfermagem da pessoa, bem como das intervenções a implementar face às necessidades identificadas. Além disso, contribui para uma melhoria na partilha de informação entre recursos hospitalares e comunitários”, afirmam as investigadoras.