Connect with us

Ciência & Tecnologia

Programa Fundo Azul distingue Projetos do ISPA

Flávia Ramalho

Publicado há

em

ISPA

O ISPA – Instituto Universitário (ISPA) viu dois dos projetos que lidera vencer os primeiros lugares do concurso de financiamento do programa Fundo Azul, da Direção-Geral de Política do Mar.

O projeto Kids Dive e o projeto BiodivAMP foram distinguidos na tipologia de Literacia e na tipologia de Investigação, respetivamente.

O apoio atribuído a estes projetos do ISPA é um reconhecimento da qualidade da investigação em Biologia Marinha que tem sido desenvolvida neste Instituto Universitário”, pode ler-se num comunicado enviado à redação pelo ISPA.

O projeto Kids Dive pretende levar a Biologia Marinha, a Ecologia Marinha e o Oceano àqueles que não têm oportunidade de o experimentar no dia-a-dia. A iniciativa de Frederico Almada dirige-se a jovens entre os 8 e os 17 anos. “[O Projeto Kids Dive] tem por objetivo contribuir para o maior conhecimento e proatividade destes em relação aos oceanos”, explica a mesma nota.

As primeiras edições do projeto decorrem nos municípios de Cascais e de Sintra, sendo que estão já agendadas novas ações para outros concelhos por todo o país.

O projeto BiodivAMP pretende desenvolver ferramentas para uma gestão melhor e mais eficiente de seis áreas marinhas protegidas (AMPs) ao longo da costa portuguesa, bem como realizar um estudo-piloto com uma técnica de última geração denominada ADN ambiental.

Gonçalo Silva é o investigador responsável pelo projeto e considera que o reconhecimento que obteve por parte do programa Fundo Azul é “o reconhecimento de um trabalho que a equipa tem vindo a desenvolver nos últimos anos em prol da conservação da vida marinha e dos oceanos”.

O Fundo Azul, que reconheceu dois projetos do ISPA, foi criado com a finalidade de financiar e potenciar o desenvolvimento da economia do mar em Portugal.

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *