Connect with us

Ciência & Tecnologia

Trabalho de estudantes da UC distinguido nos EUA

Flávia Ramalho

Publicado há

em

Universidade de Coimbra

Alexandre Jesus e Tomé Bandeira, estudantes de mestrado da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade de Coimbra (UC) foram distinguidos na Student Simulation Competition, uma competição mundial de estudantes promovida pela Simio, empresa americana especializada em ferramentas de simulação e programação para a indústria e serviços.

“No concurso, que é lançado semestralmente, a empresa desafia estudantes universitários de todo mundo para a resolução de problemas de engenharia complexos, premiando os quatros melhores trabalhos”, pode ler-se num comunicado enviado à redação.

O desafio consistia em desenvolver um modelo de simulação de um aeroporto, de forma a otimizar a performance do espaço.

“Assim, através da plataforma SIMIO e com base nos dados fornecidos, os estudantes tinham de propor um modelo que respeitasse as restrições específicas do problema, algumas muito difíceis de cumprir”, explica a mesma nota enviada à redação pela Universidade de Coimbra.

Os estudantes do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra criaram a solução “simulação de eventos discretos”, “que representa digitalmente o aeroporto na totalidade, ou seja, representa não só o que acontece dentro do aeroporto, mas também o que ocorre fora do aeroporto (por exemplo, chegada de passageiros por via de transporte público ou automóvel), permitindo otimizar variáveis críticas para o funcionamento de todo o sistema”.

A abordagem que foi seguida para resolver o problema colocado pela Simio pode ser aplicada em qualquer setor industrial ou de serviços.

O trabalho foi realizado no âmbito da cadeira de Simulação de Operações, no plano curricular do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial da FCTUC.

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *