A Universidade do Algarve (Ualg) recebe cerca de 260 especialistas do Grupo de Trabalho II do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC), que vão elaborar o Sexto Relatório de Avaliação do IPCC, até 1 de fevereiro, em Faro.
O encontro decorre desde 26 de janeiro e é organizado pela Direção-Geral de Política do Mar, pela Universidade do Algarve e pelo Centro de Ciências do Mar.
Esta é a terceira reunião dos principais autores do Grupo de Trabalho II.
“A contribuição do Grupo de Trabalho II para o Sexto Relatório de Avaliação tem como principal foco o impacto das alterações climáticas nos sistemas naturais e humanos e as suas vulnerabilidades. Este painel de investigadores também analisa a capacidade e limites desses sistemas para se adaptarem às alterações climáticas e estuda opções para reduzir os riscos associados ao clima, criando a perspetiva de um futuro mais sustentável”, explica em comunicado a UAlg.
Desta reunião resultará um esboço do relatório, que irá ainda ser revisto pelos governos e especialistas em agosto de 2020.
O relatório, que incluirá também as contribuições dos outros dois grupos de trabalho do IPCC, será finalizado em 2021.
“Os cientistas do IPCC vão reunir-se para trabalhar na avaliação do impacto das alterações climáticas nos ecossistemas, na biodiversidade e nas sociedades estabelecidas“, afirma, na mesma nota, Debra Roberts, copresidente do Grupo de Trabalho II.
O Grupo de Trabalho II do IPCC realizará vários eventos durante a reunião na Universidade do Algarve, para os quais os jornalistas, sociedade civil, entidades locais e investigadores estão convidados.
[Imagem: Universidade do Algarve]