O Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) vai receber 30 estudantes e 12 docentes internacionais nas áreas de Direito e Tradução, no âmbito de uma parceria estratégica para o Ensino Superior, integrada no programa ERASMUS+.
Portugal faz parte do programa juntamente com mais seis países europeus: França, Espanha, Portugal, Roménia, Letónia e Eslováquia.
Este intensive programme (IP) decorre entre 20 e 31 de janeiro de 2020 e é organizado pelo ISCAP.
“Este programa trienal intitulado Sistemas jurídicos e a evolução da profissão: Traduzir e Interpretar na diversidade tem como objetivos principais o reforço da formação geral dos alunos, dotando-os de conhecimentos técnicos precisos no âmbito da profissionalização do tradutor e da sua integração no mercado de trabalho, num contexto internacional, multilingue e multicultural”, pode ler-se num comunicado enviado à redação pelo ISCAP.
Os participantes têm a oportunidade de partilhar diversos conhecimentos e experiências não só a nível técnico, mas também a nível social, cultural e gastronómico.
Para além do reforço da formação geral em tradução e direito, o IP proporciona aos participantes contacto com novas metodologias e ferramentas em uso nas formações em tradução e interpretação nos países parceiros, oferece apresentações e painéis com antigos alunos, peritos e profissionais sempre com vista à partilha de experiências e conhecimentos que abrem novos horizontes aos futuros profissionais.
O programa contribui ainda para a formação da identidade europeia constituindo um verdadeiro ambiente de imersão para os estudantes que durante duas semanas realizam atividades em equipas multilingues e multinacionais, partilham alojamento e refeições e participam de um programa social e cultural em que todos têm a oportunidade de conhecer e dar a conhecer os seus países e culturas.
Na mesma nota, o ISCAP explica que para todos os participantes constitui um elemento diferenciador no percurso profissional e académico, uma vez que têm a oportunidade de partilhar diversos conhecimentos e experiências não só a nível técnico, mas também a nível social, cultural e gastronómico.