Estudantes do terceiro ano da licenciatura de Agronomia da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESA-IPCB) criaram o projeto horta móvel.
Coordenado pela docente Fernanda Delgado, a horta itinerante da ESA-IPCB pretende sensibilizar a comunidade académica para a produção e consumo de produtos hortícolas, promovendo também junto do público visitante os benefícios da agricultura biológica e da alimentação baseada na dieta mediterrânica.
“O projeto foi desenvolvido na unidade curricular de horticultura pelos alunos do terceiro ano do curso de licenciatura em Agronomia” – explica uma nota enviada à redação pelo IPCB, que acrescenta – “Divididos em quatro grupos, os jovens criaram os três protótipos de escala reduzida apresentados em aula, sendo então escolhido o modelo mais viável e em cuja execução todos viriam a participar”.
A horta móvel foi construída com matérias reciclados e reutilizados e transformou-se num carrinho com um metro quadrado de área útil. A horta desloca-se graças às rodas com que está equipada.
[Imagem: Instituto Politécnico de Castelo Branco]