Connect with us

Ciência & Tecnologia

Docente do IPS recebe Prémio de Inovação Tecnológica

Flávia Ramalho

Publicado há

em

Rui Azevedo Antunes, docente do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), foi distinguido, a 3 de dezembro, com o Prémio de Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe, promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR).

O prémio, no valor de cinco mil euros, foi entregue na cerimónia comemorativa do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 2019.

A distinção, que visa “promover a invenção de equipamentos, instrumentos, utensílios e tecnologias que promovam a autonomia das pessoas com deficiência”, reconheceu o caráter inovador do “Sistema de interface humana para o acesso ao computador”, um protótipo de hardware/software para tecnologia assistiva que permite o acesso integral ao computador a pessoas com necessidades especiais, substituindo o rato, o teclado e o gamepad”, pode ler-se num comunicado enviado pelo IPS à redação da Mais Superior.

Segundo o docente premiado, esta criação pode alterar a vida dos utilizadores com limitações sensoriais e motoras, na medida em que a máquina se adapta ao Homem e não o Homem à máquina.

Protótipo permite acesso integral ao computador por utilizadores com deficiência e pode ser aplicado a limitações resultantes de tetraplegia, esclerose múltipla, paralisia cerebral, traumatismo crânio-encefálico, lesões vertebro-medulares, distrofia muscular, síndrome do túnel do carpo ou síndrome de Rett.

Este prémio representa o “reconhecimento do mérito do trabalho de investigação e desenvolvimento em prol das pessoas com necessidades especiais” e “abre muitas portas”, reconhece o investigador.

[Imagem: IPS]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *