Connect with us

Dá-te ao Trabalho

FMUC e ARS integram rede de investigação e deteção precoce de leucemia

Beatriz Cavaca

Publicado há

em

A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e a Administração Regional de Saúde (ARS) do centro são parceiras de um projeto transfronteiriço inovador de investigação e deteção precoce da leucemia.

O projeto, coordenado pela Fundação de Investigação do Cancro da Universidade de Salamanca (FICUS), teve a sua apresentação pública esta quinta-feira, dia 10, no auditório da Unidade de Alcoologia de Coimbra (Quinta da Conraria, junto ao Hospital Sobral Cid).

Financiada pela União Europeia em 1,15 milhões de euros, no âmbito do programa INTERREG/POCTEP, esta rede multidisciplinar pretende promover a prevenção e o diagnóstico precoce do cancro do sangue (leucemia linfocítica crónica, a leucemia mais frequente no mundo ocidental) e das complicações da doença.

Entre os seus objetivos estão a implementação de estudos de triagem na população adulta para deteção de células específicas (linfocitose B monoclonal) que permitem identificar estádios pré-malignos da doença e também o aumento do conhecimento sobre a evolução deste tipo de cancro.

O consórcio deste projeto com o nome IDIAL_NET vai envolver investigadores altamente especializados nas áreas da saúde pública, oncologia, hematologia, envelhecimento, genética e diagnóstico laboratorial com uma vasta experiência em robótica e desenvolvimento de dispositivos médicos.

A equipa é constituída por oito parceiros, sendo três deles portugueses, a Universidade de Coimbra (representada pela FMUC), a Administração Regional de Saúde do Centro e a empresa de Coimbra InfoGene. De Espanha, participam o Centro de Investigação do Cancro da Universidade de Salamanca, a Direção-Geral de Saúde Pública de Castela e Leão, o Centro Tecnológico CARTIF de Valladolid e as empresas salamanquinas Cytognos e InmunoStep.

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *