Os novos órgãos sociais da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) tomaram posse na tarde desta terça-feira (8 de outubro), na Tribuna de Honra do Estádio Nacional, no Jamor.
No discurso de tomada de posse, o presidente eleito, André Reis, vincou as ideias que pretende levar a cabo no mandato que se estende até 2021.
A aposta no desporto informal e no desporto para todos foi o mote do discurso de André Reis, que afirmou continuar ainda a apoiar o desporto federado.
“Vamos continuar a intervir ativamente na reivindicação de uma maior valorização social e política do desporto, através do desporto federado, movimento do qual a FADU foi fundadora, com o objetivo de introduzir o desporto na agenda política e social do País”, afirmou o novo presidente da FADU.
O novo estatuto estudante-atleta também foi referido por André Reis, que anunciou a criação de um observatório, que vai identificar as melhorias a introduzir num futura revisão do documento.
“Estudaremos ainda a criação da figura do provedor do estudante-atleta que acompanhe situações de injustiça e tratamento desigual e contamos com a colaboração das instituições de ensino superior”, disse André Reis, ainda sobre o estatuto estudante-atleta.
João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, também discursou na cerimónia, onde elogiou a FADU e o seu passado e incentivou a nova direção a continuar o bom trabalho feito ao longo dos anos na federação.
André Reis é o novo presidente da FADU, eleito a 12 de setembro, o estudante do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, sucede a Daniel Monteiro.
[Imagens: FADU]