O teu voto conta!
A abstenção pornograficamente elevada mostra que as pessoas, e os jovens em especial, estão desiludidos com o sistema político-partidário. Importa, por isso, pedir aos responsáveis políticos que mudem e refresquem os seus discursos, melhorem as suas práticas, a sua comunicação e forma de funcionamento.
Mas, em véspera de período eleitoral, é também o tempo de lembrar que se cada um de nós ficar em casa e não votar serão os outros a fazer as opções por nós. As decisões que dizem respeito a todos passam a ser tomadas pela minoria que vota. Por que razão hão-de ser os outros a decidir sobre o futuro de todos?
Eu acredito na nossa geração e num país onde as oportunidades existem independentemente do nosso ponto de partida. Um país onde sejamos capazes de desenvolver com liberdade os nossos projetos de vida. Um país onde o Estado funcione, mas não sufoque. Um país onde cada jovem possa viver e sonhar. Um país onde a educação de qualidade seja de facto um elevador social. Um país onde a sociedade civil seja forte e a iniciativa privada também. Um país que seja livre de poderes instalados e não seja capturado pelos interesses de alguns. Um país que tenha ambição e que não se acomode.
Não nos acomodarmos é começar, desde já, por votar nas próximas eleições legislativas. Porque o teu voto conta!
Texto de Margarida Balseiro Lopes – Presidente da Juventude Social Democrata
A Mais Superior pediu a membros dos partidos políticos presentes na Assembleia da República para te falarem sobre a importância do voto e do combate à abstenção.