“Playing for the Planet!” é o lema do Europeu Universitário de Futsal, que na edição deste ano centra a estratégia no desenvolvimento sustentável e na promoção da responsabilidade social.
Ao longo do Campeonato Europeu Universitário de Futsal de Braga 2019 estão a ser desenvolvidas várias iniciativas – junto dos participantes e das delegações envolvidas – que vão de encontro aos “Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável 2030” preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O plano de ação “Playing for the Planet!” tem como objetivos mitigar o impacto ambiental associado à organização do evento, fomentar o uso eficiente de recursos e a economia circular, combater as alterações climáticas e estimular a responsabilidade social e o bem-estar de todos os atletas e equipas técnicas.
“Acreditamos que este é um projeto inovador e disruptivo e que os efeitos daqui resultantes poderão assumir um carácter multiplicador para eventos futuros”, afirma em comunicado, Diogo Arezes, membro do Comité Organizador responsável pela elaboração do plano.
Instalação de sistemas inteligentes de gestão de energia e água, colocação de ecopontos em todas as instalações afetas ao Europeu, desmaterialização de processos administrativos e eliminação do consumo de plástico descartável, nomeadamente das garrafas de água, aposta em refeições com reduzida pegada carbónica, envolvimento da comunidade académica e da região envolvente e monitorização das emissões de gases com efeito de estufa são algumas das iniciativas que estão a ser levadas a cabo durante a competição.
O Campeonato decorre desde 15 e até 23 de julho, com a participação de 28 equipas provenientes de 15 países europeus e terá como palcos o Complexo Desportivo da Universidade do Minho, o Altice Fórum Braga e o Pavilhão Municipal de Lamaçães.
[Imagem:]