O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai desafiar 25 dos seus estudantes a desenvolver em equipa várias propostas de solução para um problema concreto.
O desafio é lançado por uma organização empresarial da região de Setúbal para que os alunos encontrem a solução, ao longo de uma semana, na IPS Innovation Week.
O curso de verão acontece entre 15 e 19 de julho, pela primeira vez. A edição inaugural conta com a parceria da AVIPE – Associação de Viticultores do Concelho de Palmela, que vai apresentar um problema real aos estudantes.
Os alunos – divididos por grupos de trabalho multidisciplinares – terão de participar num conjunto de atividades assentes em metodologia de Design Thinking, de modo a chegar a potenciais soluções enquanto desenvolvem competências orientadas para a inovação.
No total, estão previstas 44 horas de trabalho presencial e 10 horas de trabalho autónomo. Os estudantes envolvidos vão desenvolver no IPS Innovation Week o pensamento crítico e criativo, a empatia, a cooperação e o sentido prático.
Depois de apresentadas as sugestões de solução, a AVIPE escolhe a solução que mais se adequa às necessidades e objetivos do problema anteriormente apresentado.
O IPS procura fazer a ponte entre os novos perfis de estudantes que chegam ao ensino superior e um mercado de trabalho que, diariamente, se debate com a necessidade de encontrar soluções inovadoras.
[Imagem: IPS]