Connect with us

Publirreportagem

Universidade de Aveiro, um campus de oportunidades

Avatar

Publicado há

em

Com uma vasta oferta de cursos, a Universidade de Aveiro (UA) é uma instituição de referência a nível nacional e internacional, sendo considerada atualmente uma das mais inovadoras universidades de Portugal.

Localizada na bela “Veneza portuguesa”, uma cidade segura e tranquila que usufrui de todas as vantagens de uma grande cidade, a Universidade de Aveiro tem como missão criar, compartilhar e aplicar conhecimento, envolvendo toda a comunidade através do ensino, da investigação e da cooperação com o meio envolvente, com vista a fazer uma clara diferença para a sociedade.

A excelência do ensino e da investigação, a colaboração com empresas e organizações de relevo no panorama regional, nacional e internacional, a sua projeção internacional, a arquitetura extraordinária dos seus campi, os serviços disponibilizados, a valorização da prática desportiva como fator de relevo na formação dos seus estudantes e a vivência académica que aqui se experiência fazem da UA a escolha de inúmeros estudantes nacionais e internacionais.

A UA tenta proporcionar aos seus alunos uma aprendizagem inovadora, suportada por uma grande proximidade entre professor e aluno e assente num pensamento crítico e independente, que propicie uma educação de alta qualidade e acessível a todos.

 

 

A sua organização e estrutura matricial, que integra os subsistemas de ensino universitário e politécnico, favorecem o cruzamento de saberes, bem como a harmonia entre o ensino e investigação. Em plena era da interdisciplinaridade, a orgânica da UA cria um ambiente favorável à integração de saberes e permite extrair da diversidade disciplinar todo o potencial que ela encerra, conferindo à UA mais possibilidades de ter impacto direto na sociedade.

A Universidade de Aveiro é constituída por 16 departamentos, que se interrelacionam consoante a interdisciplinaridade dos cursos que integram ou das áreas de investigação que partilham. Ambiente e Ordenamento, Biologia, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Políticas e do Território, Comunicação e Arte, Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo, Educação e Psicologia, Eletrónica, Telecomunicações e Informática, Engenharia de Materiais e Cerâmica, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Física, Geociências, Línguas e Culturas, Matemática, Química são os departamentos pelos quais se distribuem os diferentes cursos.

Esta instituição oferece ainda um conjunto de cursos de natureza politécnica da responsabilidade das suas quatro escolas politécnicas que se encontram distribuídas pelo distrito, de forma a servir e satisfazer as necessidades da região em termos de cursos de caráter profissionalizante. São elas, a Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologia de Produção Aveiro-Norte (ESAN), a Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA), a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA).

 

 

Criada em 1973, a aposta da UA foi para a criação de licenciaturas em áreas inovadoras, não exploradas pelas instituições de Ensino Superior tradicionais, e em domínios com correspondência na estrutura produtiva regional e nacional. Atualmente, a sua oferta formativa abrange um leque alargado de possibilidades, respondendo às necessidades de públicos com diferentes idades, de diferentes geografias, de diferentes níveis da habilitação e com diferentes áreas de interesse.

A UA disponibiliza 45 licenciaturas, 60 mestrados, 12 mestrados integrados e 51 programas doutorais. Aqui é possível, ainda, frequentar mais de quatro dezenas de cursos não conferentes de grau, nomeadamente cursos técnico superior profissional (CTeSP), cursos de especialização e cursos de formação avançada.

Relativamente ao universo científico, a Universidade de Aveiro apresenta-se como uma instituição orientada para a investigação. Possui atualmente quatro laboratórios associados e 18 unidades de investigação que cobrem a maioria das áreas de conhecimento.

A UA disponibiliza ainda um conjunto de estruturas de apoio ao estudante, como é o caso de bibliotecas e salas de estudo, bolsas para alunos com dificuldades financeiras e prémios de mérito académico e desportivo.

 

Para os estudantes internacionais, esta universidade disponibiliza bolsas de incentivo admitidos através do Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Estudantes Internacionais, nos cursos de licenciatura e mestrado integrado, bem como a estudantes que se candidatem aos cursos de mestrado, que cumpram os requisitos para a atribuição da bolsa e até ao limite de bolsas determinado em cada ano letivo.

De modo a premiar o esforço e estimular o desenvolvimento pessoal e académico dos seus estudantes, a UA, com o patrocínio de diversas empresas e entidades, instituiu ainda diversos prémios escolares para distinguir os melhores estudantes, em cada ano letivo.

Para uma melhor adaptação é disponibilizado um programa de tutoria, recursos e serviços de apoio para pessoas com necessidades especiais, apoio psicológico e provedor do estudante.

A instituição estimula e fomenta o empreendedorismo através de ações de capacitação, de um consultório de empreendedorismo e da sua incubadora de empresas.

Com uma arquitetura moderna e prestigiada, a Universidade de Aveiro passou a destacar-se, em poucos anos, nos lugares cimeiros dos mais importantes rankings internacionais que avaliam a qualidade das instituições do Ensino Superior.

Quem é de fora, encontra sempre na cidade de Aveiro uma nova casa e a UA ajuda nessa mudança ao disponibilizar todas as condições e apoio para a mesma.

Vê como é viver na Universidade de Aveiro no vídeo aqui.

Podes conferir quais os cursos existentes nesta universidade aqui.

Sabe como podes realizar a tua candidatura aqui.

 

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *