Instituto Politécnico de Leiria responde às necessidades de formação de enfermeiros em Cabo Verde ao disponibilizar um curso complementar de enfermagem.
O Politécnico de Leiria em parceria com a Universidade de Santiago e o Ministério da Saúde de Cabo Verde deu formação a 25 enfermeiros cabo-verdianos.
O “curso de complemento de licenciatura em enfermagem” decorreu na ilha do Fogo durante dois anos e responde às necessidades de formação dos enfermeiros da região sanitária de Fogo-Brava de Cabo Verde.
O processo de negociações iniciou-se em 2013 permitindo que o plano de estudos desenvolvido pelo Politécnico de Leiria com a Universidade de Santiago, fosse aprovado pelo Ministério da Saúde de Cabo Verde em 2016, possibilitando o início do curso a 6 de março de 2017.
Seis docentes do Politécnico de Leiria participaram na formação na cidade de São Filipe (Ilha do Fogo), sendo que o coordenador científico do curso, José Carlos Gomes, professor do Politécnico de Leiria, organizou e acompanhou o curso no período de fevereiro a julho de 2017. Esta parceria envolve ainda a formação, em curso, de outros 52 enfermeiros das restantes ilhas do arquipélago.
Os enfermeiros fizeram a formação enquanto desenvolviam a atividade profissional e receberam recentemente os diplomas de final de curso. Nesta cerimónia marcaram presença Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, José Carlos Gomes, pró-presidente da mesma instituição e Clarisse Louro, diretora da Escola Superior de Saúde e os responsáveis da Universidade de Santiago, do Ministério da Saúde de Cabo Verde e da região sanitária de Fogo-Brava.
[Foto: Unsplash]