A Escola Superior de Dança apresenta o site specific “Os Cercos de Lisboa”, no Núcleo Arqueológico dentro das muralhas do Castelo de S. Jorge, na Praça Nova.
Esta iniciativa, integrada na unidade curricular Projeto VI do curso de Licenciatura em Dança, da Escola Superior de Dança (ESD)/IPL, vai ser apresentada pelos estudantes finalistas nos dias 6, 7, 14, 21, 27 e 28 de junho de 2019, pelas 19 horas, com orientação do Professor Francisco Pedro.
Provém, do âmbito de uma parceria entre a EGEAC e o Castelo de S. Jorge, em que os alunos estiveram em Residência Artística no Castelo de S. Jorge, em fase de processo criativo, entre 27 e 31 de maio de 2019.
Depois de Com Lisboa aos pés (2015), No regaço Embalas Lisboa (2016), Os Antónios de Lisboa (2017) e Finalmente o Céu (2018) terem percorrido as vistas do castelo em cortejo, os terramotos de Lisboa em peregrinação, as festas populares em arruada e as guerras em perseguição, no “Os Cercos de Lisboa” o público cercará os intérpretes/criadores para ver brotar do chão as pessoas que alimentam a multicolor Lisboa.
Cartas imaginárias ecoam entre pedras, heróis de lendas aparecem por entre o saibro. Mouros, Cruzados, Lisboetas, Cristãos e Moçarabes, Castelhanos, Clérigos, Príncipes e Rufiões aproximam-se do púbico e dirigirem palavras soltas de revolta e ternura, medo e paixão, infortúnio e glória, vitória e podridão, luta e encantamento, rebelião e festa.
Entre as intérpretes e criadoras estão: Ana Lia, Ana Branquinho, Inês Coimbra, Inês Duarte, Leonor Toscano, Margarida Paiva, Carolina Fonseca, Camille Bourdeau, Carlota Galvão, Catarina Moita, Inês de Castro, Maria Inês Martins, Mariana Pinto e Marta Silveira.
A entrada exige bilhete para o Castelo de S. Jorge. E podes adquiri-lo aqui.
[Foto: Francisco Pedro/Divulgação]