Um grupo que já atuou no Tomorrowland, os reis do rock português, muita música pimba, dança, diversão… É muito o que se pode esperar desta Queima das Fitas de Lisboa, que ocorre de 15 a 18 de maio, na zona de Carcavelos.
No festival académico não vai faltar música, animação e, acima de tudo, espírito académico. A Associação Académica de Lisboa (AAL) que comemora este ano os seus 35 anos, promete não desiludir e tornar esta a melhor Queima das Fitas de sempre, para os estudantes universitários.
“Não encontrámos melhor forma de festejar os nossos 35 anos de eventos. Para os nossos estudantes e associados, a Queima servirá como uma lufada de ar fresco no conceito de festivais académicos realizados no passado recente.”, afirma Bernardo Rodrigues, presidente da AAL.
O evento acontece pela primeira vez num recinto chamado Queimódromo, em Carcavelos, perto da Universidade Nova SBE. A aposta principal do evento assenta na tradição académica, no culto do traje e nas relações estabelecidas entre padrinho e afilhado. Com esta Queima das Fitas pretende-se ligar a cidade, a academia e os alunos.
Aliado a este grande conceito é organizado um cartaz com grandes artistas nacionais e internacionais. O evento é marcado por uma grande diversidade musical com convidados dos mais variados estilos musicais, entre os quais, o rock, pimba, funk, pop, hip-hop, trance, entre outros.
O primeiro dia da Queima das Fitas de Lisboa, dia 15 de maio, arranca com Blaya, Toy, Miguel Azevedo e Leozinho. Quanto ao dia seguinte, quinta-feira, a noite é marcada pelos artistas Wet Bed Gang, Vitinho Ferrari, Karetus e Mc Zuka.
Na sexta-feira a diversão é garantida por Vini Vici, Profjam, David Carreira, Supa Squad e Alpha Heroes e no último dia da Queima, os reis do rock português Xutos & Pontapes, D.A.M.A, Insert Coin e Estudantina sobem ao palco para finalizar o evento académico.
Além do palco principal, haverá igualmente um palco secundário com atuações de vários Dj’s e artistas.
A AAL procura sensibilizar o público em geral para causas sociais e proporcionar momentos culturais e de lazer. Para isso, além das noites de concertos no recinto, foram organizados eventos desportivos, musicais, de entretenimento e de voluntariado, como é o caso do Torneio de Futebol de Praia, do SociAAL (iniciativa de incentivo à doação de sangue), da 23ª edição da Tuna M’Isto (Festival de Tunas), da Jam Session, do Playoff FIFA Gaming e do Serenatas a Lisboa.
Para continuar a apostar na tradição, o foco para o próximo ano da AAL será a realização do desfile alegórico pelas ruas da cidade de lisboa, assim como todas as tradições inteiramente ligadas ao finalista, para que num futuro próximo possam ligar a tradição, diretamente, à Queima das Fitas de Lisboa.
O passe geral custa 25 euros e está disponível nos locais habituais. Por sua vez, o preço dos bilhetes diários, varia entre os 8 e os 15 euros (consoante a noite), podendo ser adquiridos no site da Bilheteira Online. Os horários dos espetáculos podem ser consultados no evento oficial no Facebook.
Nas noites da Queima das Fitas de Lisboa, a CP vai disponibilizar, um comboio extra com partida de Carcavelos às 4h30, tanto para Cascais como para o Cais do Sodré, em Lisboa. Ao apresentar o bilhete do evento académico, a viagem de ida e volta custa apenas 2 euros.
[Foto: AAL]