Connect with us

Dá-te ao Trabalho

FCSH-NOVA investe em formação presencial do Atelier Digital da Google

Sofia Rebanda

Publicado há

em

Entre os dias 6 e 8 de maio, a Reitoria da Universidade Nova de Lisboa abre as portas a uma formação presencial gratuita da Google em competências digitais.

A formação presencial do Atelier Digital vem de um projeto da Google que visa formar os portugueses (com ou sem formação académica, empregados ou desempregados) em competências digitais. A formação pretende dotar os participantes de ferramentas necessárias para aproveitarem as oportunidades da digitalização da economia, de forma a fomentar o empreendedorismo em Portugal.

Em 2019, a formação online do Atelier Digital foi alvo de reformulações e passou a incluir, além da formação de Marketing Digital, novos módulos e áreas de formação. Atualmente, estão disponíveis três tipos de cursos online: Marketing Digital (Atelier Digital completo e mini cursos de acordo com o interesse e necessidade dos utilizadores); Dados e tecnologia (Introdução ao código, Aumento da produtividade no trabalho, Introdução à aprendizagem automática e Segurança online na empresa) e Desenvolvimento profissional (Autopromoção). Além disto, esta formação ajuda na busca de emprego e possui um novo módulo de Introdução ao Bem-Estar Digital.

Relativamente à formação presencial, esta continua a ter como tema central o Marketing Digital e inclui formação em otimização para motores de pesquisa (SEO), marketing para motores de pesquisa (SEM), marketing nas redes sociais e mobile, análise de web e internacionalização, conciliando teoria e prática. No final, e após testes com aproveitamento, cada formando recebe um certificado.

À semelhança dos anos anteriores, a formação presencial em competências digitais continua a decorrer em várias cidades, em paralelo com a formação online. Nos cursos online, a formação baseia-se em tutoriais em vídeo seguidos de atividades. No final, os formandos terão disponível um teste que lhes permitirá obter uma certificação.
A formação presencial decorre, ao longo do ano, nas cidades de Lisboa, Leiria, Aveiro, Peniche, Setúbal e Porto. Está previsto mais do que uma sessão em cada cidade.

De acordo com a Comissão Europeia, vão surgir, nos próximos anos, mais de 820 mil vagas em competências digitais e as empresas com maior probabilidade de sucesso e crescimento serão aquelas que possuam competências digitais. Porém, os mesmos estudos revelam que 90% das empresas europeias não possuem competências digitais, apesar de as considerarem um fator de vantagem competitiva. Em Portugal, os indicadores apontam que mais de metade da população portuguesa denota falta de competências digitais.

Através do site do Atelier Digital, qualquer interessado pode registar-se e fazer a formação online, à medida da sua disponibilidade ou inscrever-se na formação presencial, sendo que ambas são gratuitas.

 

 

[Foto: Pixabay]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *