O 30º Congreso Internacional de la Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera (ASELE) já tem data marcada: realiza-se nos dias 4, 5, 6 e 7 de setembro de 2019, no Instituto Superior de Engenharia do Politécnico do Porto.
A edição de 2019 marca um momento singular na história deste Congresso anual: pela primeira vez, a Junta Diretiva da ASELE decidiu levar a cabo este evento fora de Espanha e trazê-lo até Portugal – mais concretamente até ao Porto (cidade e região com fortes laços culturais com a Galiza e com Espanha). Já o país convidado deste ano é o México.
O encontro, organizado pelo Departamento de Línguas Estrangeiras da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, tem como tema Internacionalización y enseñanza del español como LE/L2: plurilingüismo y comunicación intercultural e está dividido em três linhas temáticas – o espanhol língua estrangeira (LE/L2) como língua internacional; comunicação intercultural e formação de professores e práticas pedagógicas e competência plurilingue.
A ESE IPP apoiou, desde o primeiro momento, o projeto da Unidade Técnico-Científica de Línguas Estrangeiras – que se propôs a acolher este grande congresso em setembro de 2019 no Politécnico do Porto, tendo em conta a importância do espanhol nos cursos do ensino superior e a aposta na qualidade do ensino desta língua.
Para as sessões plenárias, foram escolhidas personalidades indiscutíveis da área dos estudos de espanhol, ligadas às grandes Universidades de todo o mundo (University of Texas, Columbia University, Universidad Autónoma Nacional de México – UNAM, Universidad de Guadalajara – México, University of Oxford, Universidad del País Vasco, entre outras) ou a importantes entidades da língua espanhola, como a Real Academia da Língua Espanhola (RAE), a Academia Mexicana da Língua Espanhola. Responsável pela sessão inaugural estará o diretor do Instituto Cervantes de Espanha.
Prevê-se que estejam presentes cerca de 450 participantes.
O programa científico realiza-se no Instituto Superior de Engenharia do Politécnico do Porto, ISEP, no Campus de Asprela, mas nos planos está ainda um programa cultural e social – em formato de cruzeiro pelo rio Douro, visita às Caves de vinho do Porto e aos locais mais emblemáticos da cidade, como a Torre dos Clérigos, os Paços do Concelho e a Sé. Tanto a sessão inaugural como as plenárias e a mesa redonda vão poder ser acompanhadas através de vídeostreaming por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo.
A Comissão Organizadora é composta por docentes e investigadores da UTC de Línguas Estrangeiras da ESE IPP, do ISCAP e da Universidade do Minho. O Presidente da ASELE, Javier Muñoz-Basols, e outros membros da Junta Diretiva vão realizar uma visita ao Porto em abril de 2019, para seguir de perto os preparativos.
A ASELE – Asociación para la Enseñanaza del español como Lengua Extranjera – é uma associação fundada em 1987, em Espanha. Foi criada por um grupo de docentes universitários e de investigadores da área do ensino da língua espanhola que estavam, já na altura, preocupados com o interesse pela aprendizagem do espanhol no mundo, o crescimento deste como língua internacional e os desafios que tais fatores teriam para professores e formadores desta língua. A patrocinar este evento estão o Politécnico do Porto, a Consejería de Educación da Embaixada de Espanha, a Universidad Autónoma Nacional de México e o Instituto Cervantes.
[Foto: ASELE]