Connect with us

Notícias

UniLoop Rewards: Gulbenkian apoia comportamentos sustentáveis

Avatar

Publicado há

em

A Fundação Calouste Gulbenkian junta-se à UniLoop para lançar projeto inovador junto do público universitário.

A Uniloop Rewards, um projeto apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, vai premiar os alunos universitários que adotem comportamentos sustentáveis e saudáveis no seu dia a dia –  como a mobilidade partilhada, a atividade física e o consumo responsável. Através de uma aplicação móvel, serão dados benefícios aos mais empenhados. A iniciativa foi apresentada na Nova School of Business & Economics, campus escolhido para arrancar com a fase piloto do projeto.

À semelhança do que acontece com os tradicionais programas de vantagens de supermercados e restaurantes, que premeiam o consumo, este projeto visa incentivar os jovens universitários a adotarem atitudes benéficas para si e para o ambiente, oferecendo benefícios atribuídos por parceiros como supermercados, restaurantes, ginásios, bibliotecas ou outras empresas ou serviços que fazem parte do dia a dia dos estudantes. O UniLoop Rewards surge, então, como um programa de fidelização dos jovens à sustentabilidade e à saúde, que por cada atitude positiva atribui pontos ao utilizador, que podem ser levantados em dinheiro, transferidos para a conta bancária ou convertidos noutros benefícios de saúde e bem-estar.

Luís Lobo Xavier, diretor do Programa Gulbenkian Sustentabilidade, explica a aposta: “A tecnologia, aliada aos princípios da economia comportamental, está a abrir novas oportunidades de intervenção nas áreas da sustentabilidade e da saúde que poderão inclusivamente vir a influenciar políticas públicas. A Fundação Gulbenkian quer testar a reação das novas gerações a programas de incentivo com vista à promoção da sustentabilidade, como alternativa às mais clássicas abordagens repressivas de proibição, sanção ou tributação”.

O programa foi lançado com a UniLoop, plataforma dedicada ao mundo universitário, para reutilização de livros e outras iniciativas que facilitem a vida estudantil, que chegará ao mercado em breve. “A UniLoop tem como ambição dar ferramentas aos estudantes que lhes permitam poupar, pelo que este programa faz todo o sentido para nós. Além disso, há muito que queríamos alargar o nosso contributo a outras áreas do consumo e estilo de vida sustentável”, afirma Manuel Tovar, cofundador da startup de Coimbra, que criou também as plataformas de economia circular Book in Loop e BabyLoop, e que fica agora responsável pelo programa UniLoop Rewards.

Segundo Luís Veiga Martins, Chief Sustaibability Officer da Nova SBE, esta é uma oportunidade para a comunidade de alunos e staff serem também agentes ativos no que toca à gestão de recursos dentro do campus: “Esperamos que este programa contribua para cumprir um dos objetivos definidos para as novas instalações: a transição para um modelo de consumo mais circular e responsável e a minimização de desperdícios e produção de resíduos, tanto no funcionamento da própria escola como na vida dos estudantes”, diz o responsável.

A aplicação encontra-se na fase final de desenvolvimento e será lançada numa fase piloto exclusiva para o novo polo da Nova SBE, em Carcavelos, no segundo trimestre deste ano. A partir do próximo regresso às aulas, em setembro, o projeto será alargado ao resto do país.

[Foto: Fundação Calouste Gulbenkian]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *