Connect with us

Lazer & Cultura

Primeira edição do CINENOVA arranca a 21 de fevereiro

Avatar

Publicado há

em

Chegou o primeiro festival interuniversitário de cinema em Portugal!

E chegou em força: mais de 50 curtas em exibição, uma Masterclass do Diretor da Cinemateca e uma grande festa de boas-vindas!

A primeira edição do CINENOVA, que acontece entre os dias 21 e 23 de fevereiro, vai exibir mais de 50 curtas-metragens, submetidas ao longo dos últimos meses por dezenas de estudantes universitários nacionais e internacionais. As sessões de exibição começam todos os dias às 14 horas e terminam perto das 21, sempre no Auditório 1 da Torre B. Ah! E as entradas são livres.

A temática central dos filmes é a relação entre cinema e conhecimento, sendo as obras divididas em duas secções: uma de não-competição e outra de competição.

O melhor filme presente no concurso (nacional ou internacional) ganha um prémio, tal como o melhor filme português presente na mostra. As curtas são oriundas de países como a Argentina, Espanha, Escócia ou Brasil. Também o júri,  além de figuras nacionais, como António Costa, Diretor-Adjunto do LEFFEST, será composto por nomes internacionais de relevo, como Luís Deltell ou Ana Aitana Fernandez.

O primeiro festival organizado por jovens estudantes da NOVA FCSH vai integrar igualmente uma Masterclass, no dia 22 às 14 horas, assinada pela cineasta Susana Sousa Dias e pelo Professor José Manuel Costa, Diretor da Cinemateca Portuguesa. Durante 90 minutos, os convidados irão falar sobre o tema Cinema e Arquivo.

Durante todo o período do festival, haverá também uma cobertura completa do evento feita pelos estudantes de Ciências da Comunicação da Faculdade. Tudo pode ser acompanhado num blog inserido no site oficial do CINENOVA, assim como através das redes sociais (@cinenovafestival).

O CINENOVA é uma iniciativa da NOVA FCSH, do ICNOVA e do IFILNOVA, com o apoio da AEFCSH, do Núcleo de Estudantes de Ciências da Comunicação, do Instituto do Cinema e do Audiovisual, do MCEP e do Ministério da Cultura.

[Foto: AEFCSH]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *