Oferecer um animal de estimação como presente de Natal. A quem nunca passou tal ideia pela cabeça?
Com o aproximar do Natal, a adoção de animais de companhia aumenta – precisamente por esse motivo.
Curiosamente, nesta mesma época o número do abandono de animais de companhia também se revela preocupante, aproximando-se dos números verificados na época de férias de verão.
Se as adoções de Natal não forem conscientes, muitas vezes acabam por ter repercussões nos meses seguintes (em especial em janeiro e fevereiro), com a devolução dos animais nos abrigos onde foram recolhidos ou com o seu abandono nas ruas – e, tratando-se de gatos, em colónias de gatos silvestres.
Perante esta realidade, o ONDAID-Observatório Nacional para a Defesa dos Animais e Interesses Difusos lançou uma campanha de sensibilização para a adoção consciente de animais de companhia no Natal, focando alguns aspetos que devem ser ponderados antes de se adotar um animal – uma decisão importante e que deve ser tomada de forma consciente por toda a família!
O objetivo que prevalece é muito pertinente: pretende-se alertar para tudo o que adotar um animal de estimação implica – desde as condições que a família deve ter para o receber, até à disponibilidade para tratar dele, passando pela vontade de acolher um novo membro em casa.
[Foto: ONDAID]