Connect with us

Diversos

Passe único vai custar 40 euros e abranger todos os transportes públicos de Lisboa

Publicado há

em

O provérbio diz “abril, águas mil”, mas este próximo abril de 2019 vai ser “alegrias mil” para os utilizadores diários dos transportes públicos em Lisboa.

São 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa pelos quais viajar vai ficar muito mais barato. No máximo, os utilizadores vão pagar 40€ por mês. Leram bem, pessoas que moram em Sintra, em Mafra ou em Algés: a poupança mensal pode ultrapassar os 100 euros.

As notícias boas vão mais além: a despesa mensal em transportes públicos para um agregado familiar (um casal no qual ambas as pessoas tenham passe, por exemplo) nunca irá além dos 80 euros.

O Diário de Notícias deu alguns exemplos práticos, para que a dimensão da poupança fosse entendida: neste momento, um casal que viaje todos os dias entre Setúbal e Lisboa, utilizando Fertagus, Metro e Carris, paga um total de 317,50 euros. A partir de 1 de abril, essa conta desce para os tais 80 euros.

E não, não é partida do dia das Mentiras!  É mesmo uma poupança de 237,50 euros por mês pelos dois (118,75 euros por pessoa), neste caso específico.

Quem se desloca da Linha de Cascais, de Sintra ou de Vila Franca também verá a carteira mais poupada. Se hoje têm um encargo mensal superior a 80 euros, este vai passar a ser metade.

O grande objetivo desta medida está na cara: reduzir o número de carros na capital e incentivar a utilização dos transportes públicos. Menos trânsito, menos filas e engarrafamentos, menos acidentes… E menos poluição!

As crianças até aos 12 anos não pagam. Falta, ainda, definir o valor dos passes que neste momento custam menos de 40 euros.

[Foto: Divulgação]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

antartik_liderpapel

Artigos recentes

A nossa revista

Gulbenkian

Novidades

antartik_liderpapel