Connect with us

Lazer & Cultura

Hospital dos Pequeninos: Quem tem medo das batas brancas?

Avatar

Publicado há

em

O Hospital dos Pequeninos (HP) é um projeto organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) e tem lugar já este fim-de-semana!

O grande objetivo é reduzir a ansiedade que as crianças com idades entre os 3 e os 7 anos sentem quando confrontadas com um profissional de saúde. Os futuros profissionais de saúde usam os seus conhecimentos para ajudar as crianças a perderem o medo da “bata branca” de uma maneira adaptada à sua idade. Para participarem, os mais novos só precisam de trazer um boneco que tenha um “dói-dói” e vontade de brincar!

Este hospital já vai na sua XVII edição e este ano o mote é o “Hospital dos Pequeninos no Gelo”.

 

Durante o evento, as crianças participam num percurso dinâmico e renovado, composto por 9 estações. Depois de serem recebidas na Sala de Espera, onde se preparam algumas
brincadeiras e jogos, seguem para a Sala de Triagem (onde as doenças dos bonecos são avaliadas pelo “profissional de saúde”, que lhe atribui uma pulseira colorida de acordo com a gravidade).

Da Triagem seguem para a Consulta, onde o boneco é avaliado – à semelhança do que é feito numa consulta pediátrica. Consoante a patologia, dirigem-se para a estação de Análises sanguíneas e/ ou de Imagiologia, para que os mais pequenos entendam a importância destes exames para o diagnóstico final.

Na Desinfeção pretende-se chamar a atenção da criança para a higiene das mãos – fundamental para evitar a contaminação e proliferação de doenças, tal como prepará-la para entrar no bloco operatório, para onde se dirigem de seguida.

E assim se chega à Cirurgia, uma das estações mais divertidas! Aqui, as crianças têm a oportunidade de participar, como pequenos cirurgiões, num ambiente hospitalar simulado. Continuam o seu percurso até à estação de Internamento – uma novidade na edição deste ano. Ainda durante esta estação, há a área da Fisioterapia e a de Nutrição. Infelizmente, o internamento em idade pediátrica é uma realidade com a qual qualquer criança se pode confrontar.

Segue-se a Sala de Tratamentos, onde se aprende a colocar pensos, gesso e ligaduras.

Existem ainda as consultas de Medicina Dentária, uma área médica muito temida pelos mais pequenos – e muitas vezes pelos maiores também! Por fim, na estação da Farmácia, apresentam-se as receitas e levam-se os medicamentos para casa.  E também se fala sobre a importância da vacinação!

No final, todas as crianças recebem um certificado de participação, um lanche e um brinde surpresa!

A Comissão Organizadora do Hospital dos Pequeninos (COHP) é constituída por 27 alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Esta equipa colabora com as Associações de Estudantes da Faculdade de Farmácia (AEFFUL), da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (AEESEL), da Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação (AEFPIE), da Escola Superior de Saúde Egas Moniz (AEESSEM) e com o Núcleo de Medicina Dentária da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz (NMD-AEISCSEM).

Este ano a XVII Edição do Projeto “Hospital dos Pequeninos” acontece em vários momentos: Para começar, um fim de semana dedicado às famílias. no Pavilhão do Conhecimento, nos dias 17 e 18 de novembro. Depois, uma semana dedicada às escolas, de 19 a 23 de novembro de 2018, no Refeitório dos Serviços de Acção Social da Universidade de Lisboa – a“Cantina Velha da UL”. Para finalizar, há um fim-de-semana dedicado às famílias – nos dias 23 e 24 de março de 2019, no Cais 3, em Setúbal.

Os colaboradores do Hospital do Pequeninos são estudantes – sem eles, esta iniciativa não seria possível! Tratam-se de centenas de alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa, lado a lado com estudantes de Ciências Farmacêuticas, de Enfermagem, de Medicina Dentária e de Psicologia. Um verdadeiro trabalho de equipa em prol de um grande objetivo: acabar com o medo das batas brancas!
[Fotos: AEFML]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PGRpdiBjbGFzcz0iZXB5dC12aWRlby13cmFwcGVyIj48aWZyYW1lICBzdHlsZT0iZGlzcGxheTogYmxvY2s7IG1hcmdpbjogMHB4IGF1dG87IiAgaWQ9Il95dGlkXzg1OTM2IiAgd2lkdGg9IjQ5MCIgaGVpZ2h0PSIyNzYiICBkYXRhLW9yaWd3aWR0aD0iNDkwIiBkYXRhLW9yaWdoZWlnaHQ9IjI3NiIgIGRhdGEtcmVsc3RvcD0iMSIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC9SZ0RXTGpXUjktaz9lbmFibGVqc2FwaT0xJmF1dG9wbGF5PTAmY2NfbG9hZF9wb2xpY3k9MSZyZWw9MCZpdl9sb2FkX3BvbGljeT0xJmxvb3A9MCZtb2Rlc3RicmFuZGluZz0xJmZzPTEmcGxheXNpbmxpbmU9MCZhdXRvaGlkZT0yJnRoZW1lPWRhcmsmY29sb3I9cmVkJmNvbnRyb2xzPTEmIiBjbGFzcz0iX195b3V0dWJlX3ByZWZzX18gIG5vLWxhenlsb2FkIiBkYXRhLXZvbD0iMTAiICBkYXRhLWVwYXV0b3BsYXk9IjEiICB0aXRsZT0iWW91VHViZSBwbGF5ZXIiICBhbGxvdz0iYXV0b3BsYXk7IGVuY3J5cHRlZC1tZWRpYSIgYWxsb3dmdWxsc2NyZWVuIGRhdGEtbm8tbGF6eT0iMSIgZGF0YS1za2lwZ2Zvcm1fYWpheF9mcmFtZWJqbGw9IiI+PC9pZnJhbWU+PC9kaXY+