Connect with us

Novidades

Archi Summit 2018: Arquitetas ao poder

Avatar

Publicado há

em

A quarta edição do Archi Summit 2018 está aí à porta!

O maior evento nacional de arquitetura realiza-se no LX Factory durante os dias 12 e 13 de julho… Mas a antevisão chega antes: Woman in Archi são duas conferências a 6 e 7 de junho, no Porto e em Lisboa, sobre a arquitetura no feminino!

A Sala Plana da FAUP – Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, às 155 horas do dia 6 de junho, e o auditório do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa, às 11 horas do dia 7 de junho, acolhem as conferências de entrada livre, que juntam as perspetivas de arquitetas consagradas e de talentos emergentes da arquitetura nacional.

As duas conferências pretendem cruzar duas gerações de mulheres arquitetas, numa profissão que mais facilmente prestigia e premeia no masculino, promovendo a mudança de paradigmas e dando destaque à qualidade da arquitetura no feminino.

Filipa Guerreiro (docente da FAUP) e a arquiteta Maria Souto Moura são as oradoras da primeira conferência (que tem lugar no Porto). No dia seguinte, é a docente do ISCTE, Gabriela Gonçalves, que, em conjunto com a arquiteta Célia Faria, dão a conhecer a sua visão sobre o futuro da arquitetura, quer a nível nacional, quer a nível global.

“O Woman in Archi antecipa o Archi Summit 2018 de uma forma diferente, que passa por homenagear as mulheres celebrando a arquitetura no feminino, através deste ciclo de conferências que irá destacar o talento e as ideias de quatro mulheres que se destacam num mundo de homens” é o testemunho de Bruno Moreira, responsável pela organização do Archi Summit. Acrescenta ainda que considera “curioso que o grande prémio da arquitetura, o Pritzker, fundado em 1979, ao longo da sua história apenas tenha distinguido quatro mulheres, o que atesta a pertinência e urgência de iniciativas como o “Woman in Archi”.

Na edição deste ano, o Archi Summit homenageia a simbiose entre o bruto e o quase devoluto. Está integrado num espaço repleto de arte urbana e recupera igualmente a sua segunda edição que, em 2016, teve lugar no antigo matadouro da cidade do Porto.

Ao longo de três edições, este evento reuniu mais de 2.000 arquitetos. Em 2018, espera-se que o número de participantes aumente em cerca de 30% face aos presentes no ano anterior – estão cerca de mil inscritos!

Manuel Aires Mateus, Carrilho da Graça, Gonçalo Byrne e Nuno Portas são alguns dos prestigiados arquitetos portugueses que, juntamente com grandes nomes da arquitetura internacional, têm marcado presença no Archi Summit.

[Fotos: Archi Summit]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *